Questões de Concurso
Filtrar
9.397 Questões de concurso encontradas
Página 44 de 1.880
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a escolarização no Brasil no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930 a 1964), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil.
( ) A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
( ) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um balanço sobre os avanços educacionais conquistados pelo país até aquele momento e uma forma de os intelectuais parabenizarem o governo da época pelos investimentos nessa área.
( ) A preocupação com o desenvolvimento do país e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influências para os rumos da educação nesse período.
( ) A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil.
( ) A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
( ) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um balanço sobre os avanços educacionais conquistados pelo país até aquele momento e uma forma de os intelectuais parabenizarem o governo da época pelos investimentos nessa área.
( ) A preocupação com o desenvolvimento do país e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influências para os rumos da educação nesse período.
Disciplina:
Pedagogia
Esta tendência pedagógica se propõe a resistir à burocracia como instrumento de controle e ação dominadora do Estado. Na escola, há uma mudança na maneira de pensar dos alunos, num sentido de autogestão. Trata-se da tendência:
Disciplina:
Pedagogia
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação (1998) no que tange à relação entre aprendizagem e mundo do trabalho, as metodologias precisam estar em consonância com as novas demandas da Educação Básica, em que se destacam os conteúdos que façam sentido para o momento de vida presente e que ao mesmo tempo favoreçam o aprendizado de que o processo de aprender é permanente. Para tanto, é necessária a utilização de metodologias capazes de priorizar:
Disciplina:
Pedagogia
As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana afirmam que a ideia de raça foi ressignificada pelo Movimento Negro no Brasil. Esse termo passou a ser utilizado:
Disciplina:
Pedagogia
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, as políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas visam a que o Estado e a sociedade tomem medidas:
( ) para ressarcir os descendentes de africanos negros dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista.
( ) que se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.
( ) que incentivem políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, que assinala o dever do Estado de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, as políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas visam a que o Estado e a sociedade tomem medidas:
( ) para ressarcir os descendentes de africanos negros dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista.
( ) que se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.
( ) que incentivem políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, que assinala o dever do Estado de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional.