Filtrar


Questões por página:
Pesquisadores contemporâneos indicam que as transformações esperadas na educação não serão responsabilidades apenas dos especialistas, no entanto estes serão os artífices da construção de um novo tempo na qualidade de mediadores, articuladores do processo educacional. Suas tarefas principais, além do conhecimento específico, podem ser vistas na trilogia:
Indique se os itens abaixo completam de forma verdadeira (V) ou falsa (F) a frase a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Estudos contemporâneos que afirmam que o compromisso dos especialistas em educação deve apontar na direção da superação da razão instrumental do seu fazer sinalizam que a simples presença dos especialistas na escola é (ou deveria ser) uma denúncia, um anúncio, um testemunho de que o trabalho escolar:
( ) vai além do trabalho de cada professor, individualmente considerado, e tem uma dimensão coletiva.
( ) vai além da sala de aula; ademais, não basta cada professor ter seu projeto de trabalho, pois há um projeto maior, que inclui o didático-pedagógico, mas que o ultrapassa (no que se refere a visão de pessoa, sociedade e educação).
( ) vai além da mera administração; deve estar voltado para as mudanças, para a reflexão crítica sobre a prática, tendo em vista seu aperfeiçoamento e a superação das contradições.
( ) não precisa ser realizado por intelectuais orgânicos.
( ) com os novos intelectuais (supervisores) deve focar o seu agir na eloquência, motor exterior dos afetos e das paixões, como um orador puro da técnica-trabalho.
Quanto aos métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, podem ser incluídos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Cada um deles vincula-se a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.
(GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social – 6. ed. – São Paulo: Atlas,2008.)
Em relação a tais métodos, assinale a afirmativa correta.
O sistema de ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pode ser organizado pelos municípios, configurando o sistema municipal de ensino. Quando o município não organiza seu próprio sistema, ele
Brandão (2007), ao conceituar Educação, utiliza uma série de argumentos tratando-a da sua essência. No que toca à transição histórica da educação vivida na sua essência para a educação no âmbito escolar, considera-se o seguinte: