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O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma proposta flexível, que pode subsidiar os sistemas educacionais na elaboração ou implementação de:
As relações cooperativas e colaborativas entre as instituições de educação infantil e as famílias contribui com as crianças, pois reforça seu sentimento de pertencimento, sua segurança e, consequentemente, sua aprendizagem e seu desenvolvimento. Para tanto, é fundamental prever no projeto pedagógico e nas jornadas de trabalho espaços e tempos para a:
Nos dias atuais, a tecnologia faz parte do mundo, porém a interação com ela se dá de um modo mais intenso nos centros urbanos e de modo mais complexo na zona rural. Senso assim, cabe à creche e à pré-escola:
Na primeira etapa da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que podem ser identificados pelos seguintes verbos:
Na observância das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições que atendem crianças pequenas e bebês deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, assumindo a responsabilidade de: