Filtrar


Questões por página:
Quando falamos em gêneros textuais, não estamos nos detendo nos textos literários, mas sim englobando todos os textos da língua, basta que possuam a capacidade de comunicar algo. Os textos, orais ou escritos, que produzimos para nos comunicar, possuem um conjunto de características, e são estas características que determinarão seu gênero textual. De acordo com a descrição abaixo marque o tipo de gênero textual correto: Possui como característica a linguagem narrativa e descritiva, e seu objetivo é informar um fato ocorrido. Outra característica marcante é a presença de elementos como: o tempo, o lugar e as personagens envolvidas no fato.
Há muitas concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil, desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para as pré-escolas conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontra-se a concepção que percebe a Pré-Escola como um momento privilegiado para estimular o desenvolvimento integral da criança, o que leva a um conjunto de práticas que:
Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças:
A BNCC de Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem. Para contemplá-los, o professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo. “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”. Esse conceito está relacionado a qual direito de aprendizagem:
Em instituições de ensino com escadas ou com longos corredores, os professores podem ficar tentados a pegar as crianças pelas mãos ou a carregar as que apresentam maior dificuldade de locomoção. Essa atitude tem uma boa intenção, os educadores acreditam que assim, as crianças terão mais tempo para o lazer e para outras atividades se chegarem mais rápido na pracinha ou em outra sala de aula, por exemplo. Mas incentivar a criança a autonomia pode ser até mais benéfica e é importante: permite que que ela enfrente obstáculos e os supere, respeitando seu próprio ritmo. Esse exemplo está relacionado a que conceito de aprendizagem: