Filtrar


Questões por página:

O Método Multipropósito, de Robert Saunders, é um programa que utiliza reproduções como instrumento de ensino e tem como objetivo a educação estética da criança, a percepção visual, acuidade espacial, a simbologia visual e verbal, as mudanças históricas e a autoidentificação.


A justificativa do autor para sua proposta é

O discurso do modernismo era o discurso da criatividade. Mas ninguém sabia bem o que era isso naquela época. Ser criativo era fazer coisas novas. Por isso, com o tempo, a originalidade passou a ser um critério relativo. Hoje, há outros processos importantes da criatividade, como ter fluência e flexibilidade, dar várias soluções para um mesmo problema e desenvolver a capacidade de, dada uma circunstância, reelaborar uma ideia.

(Ana Mae Barbosa, entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo, no dia 26.04.2005, in Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais)


O depoimento de Barbosa aponta para a conclusão de que

Em seu livro A Imagem no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa apresenta os pressupostos da Abordagem Triangular no Ensino da Arte, considerando sua origem nas teorias e práticas norte-americanas denominadas DBAE – Disciplined Based Art Education. Essas, por sua vez, segundo a autora, têm como precursores
O Movimento das Escolinhas de Arte, no Brasil, foi um movimento ativo desde 1948. Até 1971, estava difundido por todo o país com trinta e duas unidades, a maioria delas particulares. Seu programa buscava
A educação ativa passou, no início do século XX, por intensa repercussão. Conhecida no Brasil como Escola Nova, foi aqui divulgada, primeiramente, por