Filtrar


Questões por página:
É na fronteira que se pode observar melhor como as sociedades se formam, se desorganizam, ou se reproduzem. É lá que melhor se vê quais são as concepções que asseguram esse processo e lhes dão sentido.
[...] fronteira de modo algum se reduz e se resume a fronteira geográfica. Ela é fronteira de muitas e diferentes coisas: fronteira da civilização, [...] fronteira espacial, fronteira de cultura e visões de mundo, fronteira de etnias, fronteira de História e historicidades do homem e, sobretudo, fronteira do humano.
Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano." MARTINS, José de Souza.SP: Hucitec,1997

O Estado de Mato Grosso do Sul tem exemplos de cidades fronteiriças, Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
Pela leitura do texto acima conclui-se que:

Observe as imagens:

Imagem associada para resolução da questão


Imagem 1: Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bandeirado brasil.htm

Imagem associada para resolução da questão

Imagem 2: Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conh eca-a-origem-da-bandeira-do-brasil/


A bandeira brasileira, também denominada Pavilhão Nacional, é um dos nossos mais importantes símbolos, juntamente com o Hino Nacional, Brasão Nacional e Selo Nacional; representam a identidade e valores do nosso País.

Percebe-se com a segunda imagem que, mesmo com toda essa importância, há certo desconhecimento dos símbolos nacionais por parte da sociedade brasileira.

Na Bandeira Nacional (imagem 1) há um lema na cor verde, que tem como ideologia e significado respectivamente:


Observe as figuras abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Analisando as frases contidas nas figuras e com referência às possíveis definições dos sentidos da filosofia, podemos concluir que a filosofia:

O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. Defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto. Exímio matemático, suas contribuições para as ciências exatas foram essenciais para o maior desenvolvimento da geometria analítica, por meio do plano de coordenadas cartesiano, e a física moderna também contou com significativas contribuições do filósofo.
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/renedescartes.htm, visualizado em 28out2021
Em “O Discurso sobre o Método”, René Descartes lançou as bases do que para ele era a única fonte de conhecimento. Que seria o:
Para Sócrates, existiam verdades universais válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. Essa percepção da verdade como alcançável é um fator de diferenciação entre Sócrates e os sofistas.
O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "Conhece-te a ti mesmo", um oráculo universal dado pelo deus Apolo na mitologia grega. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se autoanalisar e reconhecer sua própria ignorância.
O próprio Sócrates ao consultar o Oráculo de Delfos recebeu a mensagem de que ele era o mais sábio entre os gregos.
Sócrates percebeu que ele era sábio porque dentre os sábios, era o único que julgava não saber e buscava o verdadeiro conhecimento.
Da afirmação de sua própria ignorância faz surgir a célebre frase: “Só sei que nada sei.”
Disponível em www. todamateria.com.br/metodosocratico-ironia-maieutica/, visualizado em 28out2021

Conclui-se da frase célebre de Sócrates que: