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Filosofia
“A cultura não é um dom dos deuses aos mortais, como ensina o mito. Foram os homens que tudo descobriram pelos seus esforços inquiridores, e é por meio deles que vão acrescentando novos elementos à cultura. […] O cosmos da filosofia da natureza converte-se, por um movimento reflexo do desenvolvimento espiritual, no protótipo da eunomia da sociedade humana. É nele que a ética da cidade encontra a sua raiz metafísica.”
(Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira.3.ed. São Paulo: Martins Fontes,1995, p.214 et seq.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia é o pensamento racional separam-se dos mitos de forma gradual, ao longo do tempo, na Grécia Antiga.
II. Podemos considerar que o mito já era filosofia, uma vez que procurava respostas para problemas, os quais, até hoje, são objetos da pesquisa e indagação filosófica.
III. O mito é uma construção narrativa que se define pelo seu tema, pelo seu objeto e, principalmente, modo de narrar, o qual invoca elementos mágicos para descrever o homem e o mundo no qual ele habita.
IV. A filosofia acabou representando uma ruptura radical, imediata e permanente em relação aos mitos, transformando-se numa forma de pensar baseada na racionalidade e no empirismo, desde seu nascimento na Grécia Antiga até a contemporaneidade.
Estão corretas as afirmativas:
(Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira.3.ed. São Paulo: Martins Fontes,1995, p.214 et seq.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia é o pensamento racional separam-se dos mitos de forma gradual, ao longo do tempo, na Grécia Antiga.
II. Podemos considerar que o mito já era filosofia, uma vez que procurava respostas para problemas, os quais, até hoje, são objetos da pesquisa e indagação filosófica.
III. O mito é uma construção narrativa que se define pelo seu tema, pelo seu objeto e, principalmente, modo de narrar, o qual invoca elementos mágicos para descrever o homem e o mundo no qual ele habita.
IV. A filosofia acabou representando uma ruptura radical, imediata e permanente em relação aos mitos, transformando-se numa forma de pensar baseada na racionalidade e no empirismo, desde seu nascimento na Grécia Antiga até a contemporaneidade.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Filosofia
Os princípios dos movimentos de desobediência civil estão geralmente reunidos sob a égide das consciências elevadas somadas às posições morais como: seriedade, sinceridade, profundidade de convicção e abnegação. Torna-se fundamental para seus pensadores diferenciar e estabelecer o contraste entre a desobediência civil e a violação da lei criminal. Houve mudanças nas formas de paradigma e nos objetivos da desobediência civil ao longo do século passado e inícios do de hoje, desde o ativismo militante das sufragistas em busca de seus direitos básicos de cidadania até as greves escolares do movimento climático jovem e manifestações em massa para exigir que os governos tomem medidas urgentes para combater a crise climática. Mesmo assim, a desobediência civil continua sendo uma parte duradoura e vibrante do ativismo político e, cada vez mais, se beneficia de alianças transnacionais. E, sem surpresa, muitos dos mais famosos desobedientes civis – Henry David Thoreau, Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela – eram membros de grupos cujos direitos eles buscavam defender. Com base na reflexão sobre os movimentos de desobediência civil e, em especial, o pensamento de Martin Luther King Jr., analise as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas:
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Filosofia
De acordo com Bertrand Russell, assinale a alternativa que apresenta a principal diferença entre filosofia e ciência.
Disciplina:
Filosofia
Já foi assinalada por diversos comentadores da obra de Camus suas relações com o pensamento de Sören Kierkegaard. Camus, também, foi influenciado pela filosofia existencialista, tornando-se mesmo, uma de suas possíveis vias. Portanto, podemos avaliar a influência do pensador dinamarquês sobre a construção dos personagens camusianos. Estes personagens estão envoltos numa atmosfera melancólica, que resulta da percepção que tinham das contradições e disparates que compõem a existência. São eivados de desespero, o qual Kierkegaard acredita ser a doença mortal do espírito. Considerando-se esses fatos e refletindo sobre a filosofia de Camus e Kierkegaard, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Segundo Camus e sua reflexão no livro “O mito de Sísifo”, devemos nos comprometer a viver apesar do absurdo da vida.
( ) Camus concorda com Kierkegaard que, uma vez que a existência é absurda e injusta, ninguém deveria depositar qualquer fé em Deus.
( ) Como o existencialista, a pessoa que encarna a liberdade perversa desafia os valores religiosos ou morais agindo de “má-fé”.
( ) Ser louco é ser perversamente livre.
( ) Ser livre para fazer algo pode significar estar livre de restrições que interferem na satisfação de um desejo ou ter a capacidade de alcançar algum fim desejado, ou talvez ambos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Segundo Camus e sua reflexão no livro “O mito de Sísifo”, devemos nos comprometer a viver apesar do absurdo da vida.
( ) Camus concorda com Kierkegaard que, uma vez que a existência é absurda e injusta, ninguém deveria depositar qualquer fé em Deus.
( ) Como o existencialista, a pessoa que encarna a liberdade perversa desafia os valores religiosos ou morais agindo de “má-fé”.
( ) Ser louco é ser perversamente livre.
( ) Ser livre para fazer algo pode significar estar livre de restrições que interferem na satisfação de um desejo ou ter a capacidade de alcançar algum fim desejado, ou talvez ambos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Filosofia
Quando Bertrand Russell diz que a filosofia visa a ampliação do “não-eu”, assinale a alternativa que apresenta o que ele quer dizer com esse conceito.