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“É a opinião escrita ou verbal, dada por alguém acerca de determinado assunto. Indica e fundamenta solução para o assunto tratado. Seu principal objetivo é o esclarecimento de dúvidas. Em sentido amplo, é a análise de um caso; em sentido restrito, é a opinião jurídica de um magistrado ou tribunal consultor.”

(Medeiros,2001.)


O enunciado anterior trata-se de:

Assinale, a seguir, a característica que NÃO está atrelada ao telegrama:
Para se obter sucesso na redação comercial, é preciso prestar atenção no universo do vocabulário do receptor, aos estereótipos de sua região e às ideias cristalizadas que fazem parte do seu mundo. Como exemplo, inverno nas regiões Sul e Sudeste tem significado diferente de inverno no Nordeste devido às típicas características climáticas de cada região. Nesse contexto, para que o vocabulário utilizado seja equivalente ao que o destinatário utiliza, o redator de cartas comerciais deve se atentar para:
Ao ingressar no poder público como servidor, uma das atividades mais recorrentes do cargo de Técnico Administrativo é o de elaborar documentos, sejam comunicados, ofícios, portarias, dentre outros. Diferente do que se pratica cotidianamente, escrever em nome do poder público de acordo com o manual de redação oficial da Presidência da República requer alguns princípios que obrigatoriamente devem ser seguidos. Dentre eles encontra-se a impessoalidade que deve ser utilizada no ato de comunicar em nome de Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, embora trate de um expediente que será assinado por pessoa física. II. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades, podendo se dirigir ao cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. III. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre do caráter impessoal do próprio assunto tratado, pois se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não caiba qualquer tom particular ou pessoal.
Sobre as afirmativas:
Na coluna da esquerda, estão dispostas partes constitutivas do documento padrão ofício e na da direita, a caracterização de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a esquerda.
1- Endereçamento 2- Assunto 3- Cabeçalho 4- Identificação do signatário 5- Identificação do expediente

( ) Utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação e deve constar brasão de Armas da República no topo da página.
( ) Alinhada à margem esquerda da página, apresenta/e compõe as informações do documento como número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/).
( ) Compreende parte do documento que informa quem receberá o expediente, encontra-se alinhado à margem esquerda da página e no vocativo deve constar a forma de tratamento adequada.
( ) Alinhada de modo centralizado na página, despreza o uso de linha acima do nome da autoridade que expede o documento, bem como quando de comunicações assinadas pelo Presidente da República.

( ) Alinhado à margem esquerda da página, devendo ser destacado em negrito para apresentar de forma sucinta a ideia geral do que trata o documento.

Marque a sequência correta.