Filtrar


Questões por página:
O setor da secretaria escolar, bem como outros âmbitos profissionais em que a formalidade quanto à documentação é normativa predominante, dispõe da configuração de diversos documentos necessários para o registro das atividades laborais, pedagógicas e relativas à manutenção da instituição, englobando fatores como o emprego de verbas, contratação de funcionários etc. Ao documento que tem como fito elaborar uma síntese quanto às atividades realizadas, seus respectivos dados e resultados, dá-se o nome de:
Dentre os gêneros textuais que constituem redações técnicas, o ofício se demonstra como um intermédio de comunicação, requerimento ou solicitação destinado a um órgão público ou privado, por vezes também a autoridades. Em razão de sua versatilidade quanto à intencionalidade e seus usos para a transmissão da mensagem, o ofício pode mostrar-se em diversas formas, finalidades e âmbitos laborais, a partir dos quais pode ser classificado. Um ofício de comunicação, por exemplo, recebe esta classificação quando é utilizado para:
Em textos de redação técnica, de modo a manter a coerência e a estruturação textual, bem como a fidelidade ao gênero textual a que se propõe escrever, é imprescindível que aquele que os redige tenha ciência quanto às especificidades de cada documento. Um exemplo é a ata de reunião formal, conhecida por conter cinco partes, a saber:
A ata é um dos principais gêneros textuais abarcados pelos tipos de documento administrativo e redação técnica que se redigem no ambiente escolar. Quanto às suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um texto de caráter expositivo, escrito com o fito de realizar o registro de uma reunião e suas respectivas discussões, decisões e conclusões.

( ) Ao redigir uma ata, dá-se preferência à escrita de numerais pelo uso de algarismos romanos, uma vez que, por constituírem uma forma arcaica de representação numérica, corroboram a atemporalidade e a formalidade características do documento.

( ) Em uma ata, devem constar horário, data, local e nome da instituição em que se escreve, bem como a assinatura de todos os presentes, de modo a representar sua anuência.

A sequência está correta em
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

(Disponível em: Manual de Redação da Presidência da República,2018.)

A respeito do emprego e da concordância dos pronomes de tratamento em redações oficiais, assinale a afirmativa INCORRETA.