Filtrar


Questões por página:
Considerando a comunicação no âmbito da Administração Pública Federal, o pronome de tratamento das autoridades na redação oficial está correto em:
mostrar texto associado
Sobre as peculiaridades da redação oficial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”.
( ) Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo” para as autoridades que recebem o tratamento de “Vossa Senhoria” e para particulares.
( ) “Doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente.
A sequência está correta em
Há um tipo de correspondência interna caracterizado pela ágil comunicação entre servidores e unidades de um mesmo órgão, podendo conter qualquer assunto que diga respeito à atividade administrativa – inclusive comunicações extensas, como exposição de projetos, ideias e diretrizes –, desde que sua tramitação se paute pela simplicidade. Os despachos que seguem tal correspondência devem ser dados no próprio documento e, na ausência de espaço, em folha de continuação. Diante do exposto, pode-se afirmar que a correspondência interna descrita é um(a):
A Redação Oficial é a comunicação própria dos entes governamentais e se reveste de formalidades necessárias aos propósitos que se quer alcançar com elas. Sobre o referido tipo de comunicação, é correto afirmar que:
O ofício é conceituado como um documento técnico utilizado por órgãos públicos, empresas privadas e autoridades com a finalidade de requerer, solicitar ou comunicar algo institucional. Assim, em um ofício da presidência do COREN-RR, para solicitar a um Deputado Federal apoio às demandas do interesse da profissão, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o tratamento dispensado no corpo do texto ao deputado é o seguinte: