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Devem existir instruções por escrito, descrevendo com detalhes o recebimento, a identificação e o manuseio dos medicamentos. Elas devem indicar, adequadamente, os métodos de estocagem e definir os procedimentos burocráticos para com as outras áreas de organização. Sobre o Recebimento de Medicamentos, leia os itens, abaixo:
I- No ato do recebimento, cada entrada deve ser examinada quanto a sua documentação e, fisicamente, inspecionada para se verificar suas condições, rotulagem, tipo e quantidade; II- Se for o caso de recebimento de um produto com mais de um lote de fabricação, ele deve ser subdividido em quantos lotes forem necessários e estocados dessa forma; III- Os lotes que forem submetidos à amostragem ou os julgados passíveis de análise devem ser devolvidos à empresa fornecedora.
Dos itens acima:
O Ministério da Saúde aponta que o lixo coletado nas dependências do almoxarifado de medicamentos e, em suas proximidades, deve ser eliminado:
Qualquer edifício destinado à estocagem de medicamentos deve ter área, construção e localização adequadas para facilitar sua manutenção, limpeza e operação, com espaço suficiente para estocagem racional dos medicamentos. De acordo com o Ministério da Saúde, o edifício de estocagem de medicamentos deve possuir as seguintes áreas de administração, exceto:
Sobre a estocagem de medicamentos, definimos Partida como:
A solicitação de dispensação que chegou à farmácia é de 15g de glicose endovenosa. A farmácia tem disponível, no momento, ampolas 25%/10 mL cada. O auxiliar de farmácia deverá entregar ao escriturário: