Filtrar


Questões por página:
Quanto à interpretação clínica dos exames laboratoriais de bioquímica quando as alterações estão relacionadas a doenças hepáticas, analise as assertivas.
I. Os valores de aminotransferases (AST e ALT) se apresentam elevados quando ocorre lesão hepatocelular com necrose. Valores acima de 1000 UI/L são vistos na hepatite viral aguda, hepatite isquêmica e no dano hepático agudo induzido por drogas ou toxinas. II. Redução acentuada nos níveis séricos das aminotransferases (AST e ALT) pode ser sinal de recuperação da doença hepática, mas também sinalizar a destruição maciça dos hepatócitos viáveis, indicando lesão hepática avançada e pior prognóstico. III. A hiperbilirrubinemia direta é observada em distúrbios associados à redução na captação ou conjugação hepática, como é o caso das icterícias neonatais. IV. A bilirrubina indireta encontra-se elevada na disfunção do parênquima hepático e dos ductos biliares e na obstrução do fluxo da bile, com refluxo para o sangue.
Estão corretas as assertivas
A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Isso ocorre em alguns quadros clínicos de infecção bacteriana, uso de corticoides, em quadros hemolíticos, carcinoma de pulmão ou metástases, tuberculose e uso terapêutico do fator estimulador de granulócitos. Essa condição é denominada ¨reação leucemoide¨. Para diferenciar a reação leucemoide da LMC, é necessário realizar
De acordo com a Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise as afirmativas.
I. A prescrição de medicamentos à base de substâncias antirretrovirais (lista C4) poderá ser emitida por médico, médico veterinário ou cirurgiões dentistas. II. As plantas constantes da lista ¨E ¨(que podem originar substâncias entorpecentes e /ou psicotrópicas) e as substâncias da lista ¨F ¨ (substância de uso proscrito no Brasil) somente poderão ser objeto de prescrição e manipulação de medicamentos homeopáticos. III. As farmácias ou drogarias ficarão obrigadas a apresentar dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas à Autoridade Sanitária local as Notificações de Receita da lista ¨A¨ procedentes de outras Unidades Federativas, para averiguação e visto. IV. A Notificação de Receita da lista ¨A¨, para prescrição dos medicamentos entorpecentes e psicotrópicos de cor amarela, será impressa às expensas da Autoridade Sanitária Estadual ou do Distrito Federal, contendo 20 folhas em cada talonário.
Estão corretas as afirmativas
A coluna da esquerda apresenta os tipos de sistemas de distribuição de medicamentos numa unidade hospitalar e a da direita, vantagens e desvantagens de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Sistema Coletivo

( ) Vantagens: Ausência de estoque periférico, maior devolução dos medicamentos não administrados à farmácia.

Desvantagens: Aumento de recursos humanos e infraestrutura da farmácia, investimento necessário no início do sistema.



2. Sistema Individualizado

( ) Vantagens: Estoques periféricos dos setores reduzidos, a medicação é separada para um período de 24 horas, a enfermagem separa com menos frequência os medicamentos.

Desvantagens: A enfermagem separa as dosagens por paciente gastando muito tempo com esse procedimento, ausência do controle efetivo do estoque e faturamento.



3. Sistema de Dose Unitária

( ) Vantagens: Fácil acesso aos medicamentos para uso imediato, poucas requisições à farmácia.

Desvantagens: Mais erros com medicação (doses, formas farmacêuticas, horários de administração), perdas econômicas devido à falta de controle de estoque; facilidade de desvio e/ou troca de medicamento de um paciente para outro.


( ) Vantagens: Não é necessário investimento inicial, recursos humanos e infraestrutura da farmácia reduzidos.

Desvantagens: O farmacêutico praticamente não participa da equipe de saúde, ocorrem mínimas atividades de devolução à farmácia.



Marque a sequência correta

Como a causa da hipertensão arterial sistêmica permanece desconhecida, a terapia farmacológica dessa condição é empírica e quase sempre inespecífica. O tratamento inadequado pode resultar em complicações significativas para o paciente hipertenso. Sobre os fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São consideradas classes de fármacos anti-hipertensivos os diuréticos, os betabloqueadores, os bloqueadores dos canais de cálcio e os vasodilatadores. ( ) A anlodipina, o diltiazem, o verapamil, a felodipina e a nifedipina são fármacos que diminuem a vasodilatação e aumentam a resistência periférica dos vasos. ( ) A metildopa, inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA), é o medicamento mais utilizado no tratamento da hipertensão arterial devido à ausência de efeitos colaterais. ( ) O nitroprussiato de sódio é utilizado para rápida redução, a curto prazo, da pressão arterial em emergências hipertensivas, visto que o fármaco reduz a pré-carga cardíaca e a demanda de oxigênio do miocárdio.
Assinale a sequência correta.