Filtrar


Questões por página:
Forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes. Consiste de agregados sólidos e secos de volumes uniformes de partículas de pó resistentes ao manuseio:
Produtos biológicos terminado, que contém imunoglobulinas específicas, de origem heteróloga, purificadas, que quando inoculado, são capazes de neutralizar seus antígenos específicos.
Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no ser humano ou nos animais adultos sadios. Sendo esse:
A importância da avaliação de risco dos agentes biológicos está na estimativa do risco, no dimensionamento da estrutura para a contenção e na tomada de decisão para o gerenciamento dos riscos. Para isso, consideram- -se alguns critérios, entre os quais se destacam:
I. Natureza do Agente Biológico: organismos ou moléculas com potencial ação biológica infecciosa sobre o homem, animais, plantas ou o meio ambiente em geral.
II. Natureza do Agente Biológico: inclui - vírus, bactérias, archaea, fungos, protozoários, parasitos, ou entidades acelulares como príons, RNA ou DNA (RNAi, ácidos nucleicos infecciosos, aptâmeros, genes e elementos genéticos sintéticos etc.) e partículas virais (VPL).
III. Virulência: é a capacidade patogênica de um agente biológico, medida pelo seu poder de aderir, invadir, multiplicar e disseminar em determinados sítos de infecção e tecidos do hospedeiro, considerando os índices de morbimortalidade que ele produz.
IV. Virulência: pode ser avaliada por meio dos coeficientes de mortalidade e de gravidade. O coeficiente de mortalidade indica o percentual de casos da doença que são mortais, e o coeficiente de gravidade, o percentual dos casos considerados graves.
V. Modo de transmissão: é o percurso feito pelo agente biológico a partir da fonte de exposição até o hospedeiro.

Das afirmativas mencionadas acima, assinale a alternativa CORRETA.

Existem diversos níveis de inativação microbiana. Para as tecnologias de tratamento de resíduos de serviços de saúde, é necessário atingir pelo menos o nível 3, com inativação de bactérias vegetativas, fungos e vírus lipo-fílicos e hidrofílicos, parasitas e micobactérias, com uma redução maior ou igual a 6 Log10, e inativação de esporos de Bacillus stearothermophilus ou Bacillus subtilis, com uma redução maior ou igual a 4 Log10.

(Environment Protection Agency Guidance for Evaluating Medical Waste Treatment Technologies. Safe management of waste from health-care activities: emerging and other communicable diseases, surveillance and control. EPA – U. S. Environment Protection Agency, 1999. Adaptado)


Em relação ao texto, é correto afirmar que