Filtrar


Questões por página:
Um paciente deve utilizar um antibiótico para tratar um quadro infeccioso. A meia vida de eliminação (t1/2β) desse antibiótico é de 8 horas, e o paciente necessita manter 750 mg de reservas corporais totais. Sabendo das necessidades do paciente, qual deve ser a posologia do fármaco a cada 8 horas?
As atividades de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) têm como principal objetivo a redução nas taxas de infecção e consequente melhoria nos perfis de morbimortalidade associados; por outro lado, é no âmbito da farmácia hospitalar que são manejados os antimicrobianos, bem como manipulados e/ou adquiridos os antissépticos, desinfetante, entre outros saneantes de uso hospitalar. Nesse sentindo, faz parte das atribuições do farmacêutico frente a CCIH:
Acerca dos fármacos broncodilatadores, é correto afirmar:

Entre os fármacos usados para tratamento da dor e processos inflamatórios estão os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), uma das classes mais consumidas no mundo. Os AINE agem por ação inibitória da síntese das prostaglandinas. Dadas as afirmativas a respeito desses fármacos,


I. Fármacos como a nimesulida, o cetoprofeno e o meloxicam exibem seletividade para inibição de COX-2, embora também tenham ação sobre a COX-1.

II. O paracetamol não exerce efeito sobre as plaquetas em virtude de sua pequena capacidade de inibir a COX na presença de altas concentrações de peróxidos.

III. Os derivados do ácido propiônico, tais como ibuprofeno e cetoprofeno, são inibidores não seletivos da ciclooxigenase, o que lhes atribui efeitos colaterais como irritação gástrica e inibição de ativação das plaquetas.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Entre os fármacos que atuam no sistema digestivo, destacam-se aqueles que atuam sobre a secreção e sobre as defesas da mucosa gástrica, tais como inibidores da bomba de prótons, inibidores dos receptores H2 e análogos das prostaglandinas. Considerando essas classes de fármacos, qual a alternativa correta?