Filtrar


Questões por página:
Os fármacos usados para o tratamento da malária são dirigidos a vários locais de ação, visto que nenhum agente isolado é capaz de atingir todo o ciclo de vida do parasito. (Fonte: Ritter, James M. Rang & Dale Farmacologia. (9th edição). Grupo GEN,2020.)
Em relação ao Tratamento antimalárico, analise os itens abaixo.
I. Os fármacos usados para tratar a crise aguda da malária agem nos parasitos no sangue; podem curar as infecções pelos parasitos (p. ex., Plasmodium falciparum) que não têm um estágio exoeritrocítico. II. Os fármacos usados para quimioprofilaxia (profiláticos causais) agem nos merozoítos emergindo das células hepáticas. III. Os fármacos empregados na “cura radical” não são ativos contra os parasitos no fígado. IV. Alguns fármacos agem nos gametócitos e evitam a transmissão pelo mosquito.
Em relação aos fármacos antituberculosos de segunda linha, assinale a alternativa correta que é administrada por via intramuscular. Os efeitos adversos incluem danos nos rins e no nervo vestibulococlear.
A um fármaco que inibe a fusão do HIV com a célula hospedeira, e em geral, é administrado por meio de injeção subcutânea, em combinação com outros, para o tratamento de infecções causadas pelo HIV quando a resistência se torna um problema ou quando o paciente se mostra intolerante a algum outro fármaco antirretroviral, é correto afirmar que esse fármaco é o: (Fonte: Ritter, James M. Rang & Dale Farmacologia. (9th edição). Grupo GEN,2020.)
Assinale a alternativa correta, que é muito pouco absorvida quando administrada oralmente, e essa via é usada apenas para o tratamento das infecções fúngicas do trato gastrintestinal superior. Pode ser utilizada topicamente, mas, no caso das infecções sistêmicas, é, em geral, administrada por meio da formulação em lipossomas, ou outras preparações que contenham lipídios, por infusão intravenosa lenta. Isso melhora a farmacocinética e reduz o peso (considerável) dos efeitos adversos.

Julgue o item subsequente.


O rim é o órgão mais importante para a excreção dos fármacos e seus metabólitos. A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. Em geral, as alterações da função renal global afetam esses três processos na mesma extensão.