Questões de Concurso
Filtrar
2.138 Questões de concurso encontradas
Página 44 de 428
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Pesquisadores têm desenvolvido antagonistas terapeuticamente úteis de hormônios ou neurotransmissores por meio de modificações químicas na estrutura dos agonistas fisiológicos. Modificações estruturais discretas também podem produzir efeitos profundos nas propriedades farmacocinéticas dos fármacos. Por exemplo, o acréscimo de um éster de fosfato na posição N3 do anticonvulsivante fenitoína (5,5-difenil-2,4-imidazolidinediona) produz um pró-fármaco (fosfenitoína), que é mais solúvel em soluções intravenosas do que o composto original.
Julgue o item subsequente.
A aquisição de medicamentos pode ser feita por meio de licitação, dispensa de licitação ou inexigibilidade de licitação. Sempre que possível, elas deverão ser processadas com os laboratórios oficiais ou por meio do sistema de registro de preços. Seja qual for a escolha, ela deverá obedecer a critérios técnicos e legais. Em geral, a escolha da modalidade está vinculada ao valor da compra.
Julgue o item subsequente.
A interação de fármacos é denominada de aditiva quando ocorre a criação de um efeito tóxico de um dos fármacos pela presença de outro. O efeito sinérgico é aquele em que o efeito dos fármacos combinados é igual à soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente. Potencialização descreve o efeito combinado dos dois fármacos, sendo maior do que a soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente.
Julgue o item subsequente.
O paracetamol (acetaminofeno) é um eficiente antiinflamatório, sendo ineficaz como antipirético e analgésico. Não deve ser indicado para combater as respostas febris.
Julgue o item subsequente.
O Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) está baseado nas propriedades fundamentais que governam a absorção de fármacos, principalmente permeabilidade e solubilidade. O propósito da SCB é fornecer uma ferramenta regulatória para substituir determinados estudos de bioequivalência por testes de dissolução in vitro, o que certamente irá reduzir a exposição de voluntários sadios aos fármacos candidatos aos testes de bioequivalência, bem como também irá reduzir custos e tempo necessários para os processos de desenvolvimento de produtos farmacêuticos.