Filtrar


Questões por página:
Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:

I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.
II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.
III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.

Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf

É correto o que se afirma em:
Na confecção de mapa de risco ocupacional setorial são utilizadas cores para simbolizar cada tipo de risco, neste contexto, é correto afirmar que:
Antes da desinfecção ou esterilização de qualquer tipo de material é fundamental que seja realizada uma adequada limpeza, para que resíduos de matéria orgânica sejam retirados. Sobre essa limpeza é incorreto afirmar que:
As vidrarias de laboratório são ferramentas utilizadas por profissionais para experimentos de pequena escala, ou seja, para ensaios de rotina em laboratórios. Sobre a proveta é correto afirmar que:
As cabines de segurança biológicas (CSB) são geralmente usadas como contenção primária no trabalho com agentes de risco biológico, minimizando a exposição do operador, do produto e do ambiente. As substâncias de risco biológico associados aos radioisótopos, como por exemplo o Iodo 125 devem ser manipuladas no interior da: