Filtrar


Questões por página:

A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, determina lesões cutâneas polimorfas, podendo comprometer também outros sistemas, particularmente o cardiovascular e o nervoso. Analise as descrições seguintes, que se referem aos testes sobre essa patologia.


I - Teste VDRL (Venerai Disease Research Laboratory): Teste não treponêmico que detecta anticorpos antireaginas e baseiam-se no princípio da floculação após a ligação antígeno-anticorpo.

II - Teste RPR (Rapid Plasm Re agin): Teste não treponêmico que detecta anticorpos através de reações de floculação de uma suspensão antigênica, contendo, basicamente, cardiolipina, colesterol e lecitina.

III - Teste FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody absorbition): Teste treponêmico realizado através da técnica de imunofluorescência indireta. O soro do paciente é tratado com um extrato de cultura de Treponema phagedenes que adsorve os anticorpos inespecíficos.

IV - Teste MHI (Microhemaglutinação Indireta): Teste não treponêmico que se baseia na aglutinação dos anticorpos do soro com hemácias de carneiro, previamente sensibilizadas.


Está(ão) CORRETA(S)

O Diagnóstico Sorológico das infecções Virais tem por finalidades: diagnosticar uma enfermidade causada por vírus, identificar novos tipos de vírus isolados e estudar epidemiologicamente o comportamento de uma virose numa dada comunidade. Analise as afirmativas abaixo sobre a descrição do ensaio.

 

I - Teste de Neutralização: Os vírus infecciosos quando interagem com o anticorpo específico são neutralizados e, por conseguinte, perdem a capacidade de infectar células permissivas.

II - Reação de Hemadsorção: Uma suspensão de hemácias é adicionada à cultura e estas irão se ligar às proteínas virais expressas na superfície das células infectadas.

III - Reação de Hemaglutinação: Os vírus se ligam diretamente às hemácias formando agrupamentos visíveis.

IV - Teste de Inibição da Hemaglutinação: A capacidade de hemaglutinação de um vírus é bloqueada quando esse vírus reage com o anticorpo específico.

 

Está(ão) CORRETA(S)

A Hipersensibilidade é uma resposta imune adaptativa, exagerada ou inadequada, resultando em reação inflamatória e/ou dano tecidual. Quanto à sua classificação, analise as proposições que seguem.


I - Tipo I - mediada pelas IgE, ativando mastócitos (anafilática).

II - Tipo II - mediada por linfócitos T (Th1, Th2 ou Tc) (celular ou tardia).

III - Tipo III - mediada por IgE, complexos imunes e fagócitos (mediada por complexos imunes).

IV - Tipo IV - mediada pela IgG, fagócitos e complemento (citotóxica).


Está(ão) CORRETA(S)

As técnicas rotineiramente utilizadas para o diagnóstico da infecção pelo HIV são baseadas na detecção de anticorpos contra o vírus. Estas técnicas apresentam excelentes resultados e são menos dispendiosas, sendo de escolha para toda e qualquer triagem inicial. Outras técnicas detectam diretamente o vírus ou suas partículas. São menos utilizadas rotineiramente, sendo aplicadas em situações específicas, tais como: exames sorológicos indeterminados ou duvidosos, mensuração da carga viral para controle de tratamento entre outros.
Entre as técnicas abaixo QUAL REPRESENTA a que detecta a presença do vírus?
O sistema imune é uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos biologicamente ativos e todos interagem para produzir a resposta imune. As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. É CORRETO classificá-las como