Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


As bactérias Gram-positivas são descoradas pelo tratamento com o álcool. Elas possuem uma delgada cama da peptideoglicano e também uma membrana rica em lipídios. Sendo assim, o álcool dissolve esses lipídeos, o que contribui para um aumento da permeabilidade da parede permitindo a remoção do citoplasma.

Julgue o item a seguir.


A catalase é uma enzima capaz de decompor o peróxido de hidrogênio, com formação de água e oxigênio molecular. Na presença de água oxigenada, ocorre borbulhamento ou efervescência pela cultura, devido à liberação de oxigênio. A catalase é produzida por muitos microrganismos, sendo usualmente empregada para diferenciar Streptococcus, que são catalase positivos de Staphylococcus, catalase negativos, ou os bacilos Gram positivos catalase negativos Lactobacillus de Listeria catalase positivos.

Julgue o item a seguir.


A gasometria é uma avaliação laboratorial de extrema importância em pacientes internados na UTI. Para que as medidas dos gases sanguíneos reflitam a respiração do paciente do ar ambiente, caso o paciente esteja em oxigenoterapia, sua administração deve ser suspensa duas horas antes da realização da coleta arterial. Durante a análise no gasômetro, deve ser adicionada a fração inspirada de oxigênio [FiO2] para a garantia da obtenção real dos gases sanguíneos.

Julgue o item a seguir.


Para detectar a presença de anticorpos não-aglutinadores nas células vermelhas sanguíneas, simplesmente se adiciona um segundo anticorpo diretamente contra a imunoglobulina (anticorpo) que cobre as células vermelhas. Esta anti-imunoglobulina pode agora fazer reação cruzada com as células vermelhas sanguíneas e levar à aglutinação. Esse teste é conhecido como teste de Coombs Indireto. Se for necessário saber se uma amostra de soro tem anticorpos dirigidos contra uma célula vermelha sanguínea em particular e se quer assegurar de que também vai detectar anticorpos nãoaglutinadores potenciais na amostra, é realizado um teste de Coombs Direto. Esse teste é feito incubando as células vermelhas sanguíneas com a amostra de soro, lavandose para retirar quaisquer anticorpos não ligados e depois adicionando um segundo reagente anti-imunoglobulina para fazer ligação cruzada com as células.

Julgue o item a seguir.


A imunofluorescência indireta é o teste de referência na sorologia de muitas doenças, como as infecciosas e autoimunes. O mesmo conjugado pode ser utilizado em sistemas diferentes. Um passo de lavagem é realizado e um anticorpo anti-humano (conjugado) marcado com substância fluorescente é adicionado. Após um segundo passo de lavagem, para remover o conjugado não ligado, a observação de fluorescência ao microscópio é indicativa da presença do anticorpo em estudo na amostra do paciente. O conjugado é isotipo-específico, sendo assim possível distinguir reações condicionadas pela presença de IgG, IgA e IgM. O teste é muito utilizado para a pesquisa de autoanticorpos em doenças difusas do tecido conjuntivo, nas vasculites sistêmicas (ANCA) e no diagnóstico de infecções pelo Treponema pallidum, Tripanosoma cruzi, para as diversas Chlamydiae.