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Rudolf Laban (Domínio do Movimento,1978), em sua teoria, elabora a noção de que o esforço se manifesta nas ações corporais por meio dos fatores do movimento, que segundo o autor são
Rudolf Laban desenvolveu, ao longo de sua vida, teorias para a compreensão da dança. Estudou as formas das pessoas se movimentarem nas ruas, indústrias e palcos, concluindo que as sequências de movimentos têm uma ordem, uma lógica, uma intenção. Tais estudos foram denominados por ele de
Segundo o PCN-Arte (1998), no que diz respeito às atividades de dança no âmbito escolar, na primeira metade do século XX,
“Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmoniosos. (…) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento, mas através do fazer e do reconhecimento da importância do que era feito pela criança e da observação do que ela produzia.”
(Depoimento de Augusto Rodrigues,1980, reproduzido em Fusari & Ferraz,2001)
Segundo as autoras, o depoimento de Augusto Rodrigues demonstra seu alinhamento à
Segundo os PCN-Arte (2018), na primeira metade do século XX, a disciplina Desenho era parte dos programas das escolas primárias e secundárias. Apresentada sob a forma do Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico, caracterizava-se por