Filtrar


Questões por página:

A educação em artes implica apreciar e analisar formas distintas das artes visuais, contextualizando-as no tempo e no espaço. Essa atividade enriquece a percepção visual do educando e pode ser realizada a partir de exemplos como os que seguem.


Imagem associada para resolução da questão


As imagens 1 e 2 são, respectivamente, exemplos de arte

Um dos bens imateriais sob análise para obter o registro é a esquina mais famosa da cidade de São Paulo: o cruzamento entre as avenidas São João e Ipiranga.
Imagem associada para resolução da questão

O instrumento legal que viabiliza a constituição do repertório de bens culturais integrantes do universo do patrimônio cultural a ser reconhecido, preservado e valorizado pelo Poder Público é denominado de
Imagem associada para resolução da questão

“Eu vou mostrar, eu vou mostrar / que o povo paulista também sabe sambar, / Eu sou paulista, gosto de sambar, / a Barra Funda também tem gente bamba, / somos paulistas e sambamos pra cachorro, / pra ser sambista não precisa ser do morro”. Trecho adaptado do samba “Eu vou mostrar”, de Geraldo Filme.
O Samba Paulista foi o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo oficialmente reconhecido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
As afirmativas a seguir justificam corretamente a classificação do Samba Paulista como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
O componente curricular Arte no Ensino Médio propõe estudos e experiências das linguagens da Arte – teatro, dança, música, artes visuais e artes integradas – e de suas manifestações.
Analise as afirmativas a seguir sobre os propósitos pertinentes ao ensino e aprendizagem de Arte no Ensino Médio.
I. Apropriação do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo sua diversidade e legitimidade nos processos de disputa simbólica.
II. Construção de conhecimentos e desenvolvimento de senso crítico e estético, aguçando a dimensão imaginativa, poética e criativa.
III. Desenvolvimento da capacidade de fruir e apreciar de maneira sensível as diversas manifestações culturais e artísticas, locais e globais

Está correto o que afirma em
Observe a imagem a seguir. O ditado na parte superior é de Paul Klee (1879-1940), enquanto o desenho é de Pablo Picasso (1881- 1973).
Imagem associada para resolução da questão

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um raciocínio abstrato, um conceito.
As afirmativas são, respectivamente,