Questões de Concurso
Filtrar
338 Questões de concurso encontradas
Página 61 de 68
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Artística
Os movimentos artísticos do século XX que mais se destacaram foram: expressionismo; fauvismo; cubismo; abstracionismo; dadaísmo; surrealismo; op art e pop art. Os maiores pintores do século XX foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vários campos da arte e influenciaram profundamente a história da arte. Atualmente, seus quadros são vendidos por dezenas de milhões de dólares.
(Fonte: EducaBras. Adaptado.)
Quando Pablo Picasso expôs seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon foi introduzido o seguinte movimento artístico:
(Fonte: EducaBras. Adaptado.)
Quando Pablo Picasso expôs seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon foi introduzido o seguinte movimento artístico:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Artística
O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente. Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.
Apesar de experiências anteriores e pontuais ocorridas nas produções de Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Duchamp, Francis Picabia, entre outros, considera-se o ano de 1962 como sendo o marco do surgimento dessa manifestação artística. Iniciou-se a partir da criação da “New York Correspondance School of Art”, pelo artista americano Ray Johnson como meio de expressão e integração cultural entre artistas das mais diversas partes do globo. Essa manifestação artística está diretamente ligado às vanguardas instauradas ao longo do século XX.
Marque a opção que contém o nome dado a essa manifestação artística.
As expressões da cultura popular piauiense possuem raízes que remontam a períodos anteriores à colonização. O Piauí guarda, em uma caixinha de madeira envelhecida, decorada com renda e forrada de chita, algumas tradições bem antigas: basta andar pelo interior e descobrir pessoas passando histórias como antigamente em praças ou saindo às ruas para assistir a pessoas mascaradas, fantasiadas e bem coloridas para festejar o dia dos Santos Reis (Portal da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí. Disponível em: http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/cultura/).
Em relação ao patrimônio imaterial piauiense, associe as descrições às manifestações correspondentes.
I) Burrinha, Boi, Jaraguá, Cigana, Ema, Arara, Caipora, Cabeça-de-Fogo, dentre outros. Nos intervalos entre os personagens, os caretas fazem estripulias, dançam o chicote e cantam com a voz assustadora.
II) É uma lenda tipicamente teresinense. Conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva, ostentando sua beleza debaixo de um dos lampiões ali existentes. Movidos por aquela bela aparição, os homens se aproximavam para conversar. Ao chegarem perto, a linda mulher pedia cigarro e, quando recebia, começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro.
III) Era a mais bela jovem da tribo dos Acaroás. Por ter sido escolhida dos deuses, nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que, se conhecesse o amor, ela teria um filho que não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor e com medo de que ele fosse sacrificado, colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa. É hoje a chamada lagoa de Parnaguá. Segundo a lenda, o filho habita o fundo da lagoa e é protegido pelas iaras.
IV) Era alta madrugada em Teresina quando surgiu, pelas ruas da cidade, uma porca correndo em disparada. Havia um forte brilho em sua boca, vindo de um grande dente de ouro. Sempre na calada da noite, assombrava as pessoas dos subúrbios. Segundo a lenda, a porca teria sido gerada de uma filha que espancou a própria mãe, num acesso de histerismo.
V) Catirina, Chico Vaqueiro, podem aparecer outros personagens, tais como: Bastião, Arlequim, Pastorinha, o engenheiro, o padre, o médico, o diabo, entre outros. Todos quase sempre interpretados por homens, que se travestem para compor os personagens femininos.
( ) A Porca do Dente de Ouro.
( ) Reisado.
( ) Bumba meu boi.
( ) Num-se-Pode.
( ) Miridan.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação ao patrimônio imaterial piauiense, associe as descrições às manifestações correspondentes.
I) Burrinha, Boi, Jaraguá, Cigana, Ema, Arara, Caipora, Cabeça-de-Fogo, dentre outros. Nos intervalos entre os personagens, os caretas fazem estripulias, dançam o chicote e cantam com a voz assustadora.
II) É uma lenda tipicamente teresinense. Conta a história de uma linda mulher que, tarde da noite, aparecia na praça Saraiva, ostentando sua beleza debaixo de um dos lampiões ali existentes. Movidos por aquela bela aparição, os homens se aproximavam para conversar. Ao chegarem perto, a linda mulher pedia cigarro e, quando recebia, começava a crescer, crescer, até atingir o topo do lampião de gás e nele acender o cigarro.
III) Era a mais bela jovem da tribo dos Acaroás. Por ter sido escolhida dos deuses, nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que, se conhecesse o amor, ela teria um filho que não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor e com medo de que ele fosse sacrificado, colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa. É hoje a chamada lagoa de Parnaguá. Segundo a lenda, o filho habita o fundo da lagoa e é protegido pelas iaras.
IV) Era alta madrugada em Teresina quando surgiu, pelas ruas da cidade, uma porca correndo em disparada. Havia um forte brilho em sua boca, vindo de um grande dente de ouro. Sempre na calada da noite, assombrava as pessoas dos subúrbios. Segundo a lenda, a porca teria sido gerada de uma filha que espancou a própria mãe, num acesso de histerismo.
V) Catirina, Chico Vaqueiro, podem aparecer outros personagens, tais como: Bastião, Arlequim, Pastorinha, o engenheiro, o padre, o médico, o diabo, entre outros. Todos quase sempre interpretados por homens, que se travestem para compor os personagens femininos.
( ) A Porca do Dente de Ouro.
( ) Reisado.
( ) Bumba meu boi.
( ) Num-se-Pode.
( ) Miridan.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING,2011).
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.