Questões de Concurso
Filtrar
338 Questões de concurso encontradas
Página 64 de 68
Questões por página:
Questões por página:
É um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Sendo assim, todos podem desenvolvê-la e fazer teatro. Faz dessa metodologia o Teatro-Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível, Teatro-Fórum, Arco-Íris do Desejo, Teatro Legislativo.
Assinale qual o método descrito no texto acima.
Assinale qual o método descrito no texto acima.
É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".
O texto acima se refere a
O texto acima se refere a
Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Segundo o PCN Arte (1998), essa linguagem artística promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. A necessidade de narrar fatos (...) está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Assim, marque a linguagem a que se refere o texto.
O Movimento Escolinha de Arte do Brasil surge em 1948, no Rio de Janeiro, e marca o início da renovação da Arte-educação no período (pós-ditatorial,1945) de redemocratização e de busca por processos de revitalização educacional no Brasil.
Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.
I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".
II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.
III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.
IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.
V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.
Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.
I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".
II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.
III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.
IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.
V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.