Questões de Concurso
Filtrar
97 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Em 1909, Les Demoiselles d’Avignon (1907) traçou os rumos não apenas do cubismo, mas de toda a arte moderna.
(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.1907, óleo sobre tela,243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon.1907, óleo sobre tela,243,9 x 233,7 cm. Conservada no MoMA, Nova Iorque, EUA.)
Em relação à imagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Cândido Portinari, ao longo da trajetória de sua obra, estabeleceu diálogos mais ou menos intensos com os movimentos e os artistas que o marcaram durante sua formação. Na década de 1940, depois de ver Guernica (1937), de Picasso, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a admiração de Portinari pela obra do pintor espanhol, presente desde o início da carreira, é renovada. Um exemplo é o das pinturas com figuras esquematizadas, de forte cunho expressivo. São exemplos dessa fase:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
O grupo de dissidentes do Salão de Maio resolveu reunir-se aos integrantes do Grupo Santa Helena, no ano de 1937. Com a união desses artistas forma-se:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A partir da década de 1930, artistas oriundos da classe média e do proletariado criaram grupos de trabalho e de estudo. Eles constituíram grupos estruturados de artistas como o grupo Santa Helena, em São Paulo, e o Núcleo Bernardelli, no Rio de Janeiro. Em relação aos grupos anteriormente citados, é correto afirmar que:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A década de 1930 marcou um novo momento para as artes no Brasil. A queda da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, a Revolução de 1930, o governo provisório de Getúlio Vargas (até 1936, a ditadura no Estado Novo,1937 a 1945) afetaram, até certo ponto, o direcionamento da ideia oficial de “modernidade”. Sobre esse segundo momento da modernidade brasileira, assinale a afirmativa correta.