Questões de Concurso
Filtrar
97 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Atuando no Rio de Janeiro, destacou-se o artista Ismael Nery (1900-1934), uma das personalidades mais inquietas o modernismo. Dedica-se ao desenho e a pintura sem nunca delimitar seu campo de atuação, também produz poemas e elabora reflexões teóricas. Sobre a vida e obra de Ismael Nery, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Após sua vinda para o Brasil, Lasar Segall, lituano radicado no Brasil, realizou algumas obras marcadas, tanto no tema quanto na forma, por elementos que caracterizavam a modernidade de São Paulo: aspectos da natureza tropical e tipos étnicos existentes no Brasil. São obras de Lasar Segall:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
“Principal responsável pela iniciação da escultura brasileira no movimento moderno internacional, desenvolvia uma escultura de intensa expressividade, não só pelas posturas e expressões inusitadas dos personagens, como o Cristo com trancinhas, exposto durante a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também pelos jogos dramáticos de luz e sombra sobre os volumes, que, ao lado das formas simplificadas e estilizadas, evocam a Art Deco.” O excerto anterior se refere ao escultor ítalo-brasileiro:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Após a Semana de 22, os percursos dos artistas se diferiram uns dos outros. Em 1924, Tarsila do Amaral iniciou viagens de “redescoberta” do Brasil, nas quais foi de extrema importância a companhia de Oswald de Andrade, viagem que influenciou sua produção artística. A pintura modernista de Tarsila do Amaral pode ser dividida em quatro períodos. Relacione adequadamente as fases da pintura de Tarsila do Amaral com suas características.
1. Fase Pau-Brasil (1924-1928). 2. Fase Antropofágica (1928-1930). 3. Fase Social (década de 1930). 4. Fase Neo Pau-Brasil (década de 1950).
( ) Preocupação com questões sociais brasileiras. Obras: Operários, Costureira e Orfanatos. ( ) Temas nacionais. Obras: Batizado de Macunaíma, Povoação I, Porto I. ( ) Tons fortes, cores nacionais, imagens rurais e urbanas, influência cubista. Obras: Morro da favela, Carnaval em Madureira e O mamoeiro. ( ) Tons fortes, elementos oníricos, influência surrealista. Obras: Abaporu.
A sequência está correta em
1. Fase Pau-Brasil (1924-1928). 2. Fase Antropofágica (1928-1930). 3. Fase Social (década de 1930). 4. Fase Neo Pau-Brasil (década de 1950).
( ) Preocupação com questões sociais brasileiras. Obras: Operários, Costureira e Orfanatos. ( ) Temas nacionais. Obras: Batizado de Macunaíma, Povoação I, Porto I. ( ) Tons fortes, cores nacionais, imagens rurais e urbanas, influência cubista. Obras: Morro da favela, Carnaval em Madureira e O mamoeiro. ( ) Tons fortes, elementos oníricos, influência surrealista. Obras: Abaporu.
A sequência está correta em
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A modernidade no Brasil confundia-se com o processo de transformação socioeconômica que ocorria de modo parcial e tardiamente nas grandes cidades. Em relação ao processo modernista no Brasil, assinale a afirmativa correta.