Filtrar


Questões por página:

Jorge é funcionário de uma marcenaria e se prepara para realizar uma série de instalações de móveis planejados. Ele prestará esse serviço para uma empresa do segmento de construções. A instalação se dará em um edifício em obras, portanto, inacabado e sujeito a riscos típicos de acidente de trabalho na construção civil. Ele utilizará ferramental adequado para a montagem e, também, equipamentos de proteção individual contendo o certificado de aprovação − C.A válido.

Com relação ao preconizado na NR 6, o empregador de Jorge deverá

Dentre as atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA, segundo a NR 5, destaca-se
Um funcionário, recém-contratado e sem nunca ter trabalhado no meio fabril, estava limpando uma máquina compressora de pós-metálicos, similar a uma prensa excêntrica, com a mesma em movimento, foi limpar a máquina e o pano enroscou nos punções de conformação, puxando sua mão para zona de prensagem e causando a perfuração no segundo e quarto dedos da mão direita ocasionando assim a amputação da falange distal. Esse trabalhador, sem experiência, recebeu todas as orientações, os equipamentos de proteção individual e treinamentos do SESMT na integração da empresa e mesmo assim agiu em desacordo com as normas e procedimentos de segurança do trabalho. De acordo com a NBR 14280, limpar a máquina em movimento e a falta de experiência caracterizam, respectivamente,

Foi mostrado a um Engenheiro de Segurança do Trabalho o projeto técnico de uma determinada empresa onde, no desenho técnico, no setor próximo à administração apresentava as seguintes simbologias, conforme descrito na Instrução técnica 15 Sinalização de equipamentos de combate a incêndio, do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Minas Gerais.

A simbologia para cada sinalização de equipamento de combate a incêndio representado pelas seguintes figuras significam, respectivamente:

Com relação a Acidente em Serviço dos magistrados e servidores do Conselho Superior da Justiça do Trabalho − CSJT, considere:

I. A prova do acidente, quando necessária, será feita no prazo de 10 dias, prorrogável quando as circunstâncias o exigirem.

II. O magistrado ou servidor acidentado em serviço será licenciado com remuneração parcial, relacionado aos dias trabalhados naquele mês, e o valor do auxílio-acidente corresponderá a 50% do salário de benefício que deu origem ao auxílio-doença.

III. A comunicação de acidente em serviço deverá ser efetuada mediante o preenchimento de formulário específico pelo SESMT do CSJT, ou, na impossibilidade, pela chefia.

IV. Equipara-se ao acidente em serviço o dano sofrido no intervalo para alimentação.

Está correto o que consta APENAS em