Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A crise da GM originou-se na estratégia embasada na sociedade do desperdício, sem a busca de eficiência no consumo de combustível, e foi agravada com o estouro da bolha hipotecária nos EUA.
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Apesar do encolhimento das três grandes montadoras — Ford, GM e Chrysler —, Detroit continua sendo a capital mundial do automóvel.
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O texto menciona dois propulsores da sociedade de consumo que teve seu ápice no século XX: o fordismo, da Ford, e o sloanismo, da GM.

O mundo não vai acabar em 2012. “Que pena!”, dirão os cínicos. Mas, para aqueles que são, em variados graus, mais otimistas, 2012 será um ano de atos de equilibrismo. A Primavera Árabe vai tornar-se outro verão.

SUU KYI, A. Um senso de equilíbrio. The economist/ Revista CartaCapital, São Paulo: Confiança. O mundo em 2012, n.677, jan./fev.2012, p.86.

A expressão Primavera Árabe, empregada no texto, refere-se aos levantes políticos de 2011 ocorridos majoritariamente no

No Brasil, a crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8% em 1984 para 15,3% em 2011.

BELLUZZO, L; ALMEIDA, J. Como recuperar o vigor. Revista CartaCapital, São Paulo: Confiança, ano XVII, n.687, mar.2012, p.38.

A redução da participação industrial descrita assemelha-se àquela do país que mais se desindustrializou com a globalização atual.

Qual é esse país?