Questões de Concurso
Filtrar
2.481 Questões de concurso encontradas
Página 450 de 497
Questões por página:
Os eventos dos últimos meses podem reverter a tendência de recuperação da economia brasileira observada no primeiro semestre, trazendo um cenário desafiador para os próximos meses. Há um viés de baixa nas projeções de crescimento para o segundo semestre, e a inflação deve se manter pressionada. Os fundamentos estruturais do país ainda são favoráveis, de forma que o Brasil pode continuar sendo um importante destino de investimentos globais. Mas é preciso reforçar o foco no equilíbrio macroeconômico e no aumento da eficiência da economia.
(Equilíbrio para resgatar a confiança, Caio Megale, p. 26, América Economia, Agosto, 2013)
Considerando a importância da relação entre os países para o desenvolvimento da economia e a existência de Blocos Econômicos, a respeito do Mercosul é INCORRETO afirmar:
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que possui uma religião oficial. Ainda que o Brasil permita a liberdade de crença, o catolicismo é a religião oficial.
2. A forma do governo do Estado do Vaticano é a monarquia absoluta. O chefe do Estado é o Sumo Pontífice, que tem plenos poderes legislativo, executivo e judicial.
3. A representação e relações com os demais Estados estão reservadas ao Sumo Pontífice, que as exerce por meio da Secretaria do Estado.
4. O Estado da Cidade do Vaticano foi constituído pelo tratado de Latrão entre a Santa Sé e o Estado italiano, em 11 de fevereiro de 1929. Esse acordo estabeleceu a personalidade do Vaticano como Estado soberano de direito público internacional.
Assinale a alternativa correta.
1. Desnacionalização da economia.
2. Enfraquecimento das instituições políticas de mediação entre sociedade civil e Estado, especialmente partidos políticos e sindicatos.
3. Trânsito da sociedade do emprego para a sociedade do trabalho.
4. Disseminação do novo paradigma de organização das corporações em nível mundial.
A realidade brasileira, a partir da metade dos anos 1990, apresenta como características:
Os resultados do Censo de 2010 permitem verificar que a população brasileira cresceu quase 20 vezes desde o primeiro recenseamento realizado, em 1872. Contudo, o ritmo desse crescimento vem decaindo nas últimas décadas, chegando a um aumento médio geométrico anual de 1,17% para a última década.
Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/>. Acesso em: 12 maio 2012.
Entre outros motivos, a redução do ritmo de crescimento da população brasileira é reflexo