Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento no hospital municipal queixando -se de desconforto respiratório. Durante o atendimento, relatou que, há três dias, apresentava sintomas respiratórios com tosse, dispneia e febre. Ao exame clinico, apresentou cianose e taquipneia, e frequência respiratória de 36 irpm; a ausculta pulmonar revelou creptação na região inferior do pulmão esquerdo. O resultado da radiografia revelou pneumonia no lobo inferior esquerdo. A contagem do número de leucócitos foi igual a 17.00/mm³ e o resultado do ecocardiograma não mostrou alterações cardíacas significativas. A gasometria arterial (fio2=21% e a pressão barométrica de 760mmHg), mostrou o resultado da gasometria:
pH: 7,57; PaCO2: 38mmHg; SaO2: 78%; HCO3: 21 mmol/L, COHb = 1,5%; Hb: 14g/dL; Na+ : 140mEq/L, K+ : 4,2mEq/L, Cl: 106 mEq/L, CO2 = 20mEq/L.
Assinale a opção CORRESPONDENTE à condição ácido-base do paciente.
De acordo com a Lei Federal 8.080/1990, são objetivos do Sistema Único de Saúde EXCETO
É uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
A doença acima mencionada é:
A infecção hospitalar (IH) está relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares;é adquirida após a admissão do paciente e manifesta-se durante a internação ou após a alta. Classifica-se como infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar:
via prescrita para administração de um medicamento depende de suas propriedades e do efeito desejado, assim como das condições físicas e mentais do paciente. As vias de administração podem ser classificadas em três categorias: cutânea ou percutânea, enteral e parenteral. São modalidades de administração cutânea ou percutânea, EXCETO: