Filtrar


Questões por página:
Como membro da equipe multidisciplinar em saúde, a atuação do enfermeiro em situações de urgência e de emergência pode ser decisiva para o êxito da assistência. Diante de uma situação de choque, uma abordagem assertiva é fundamental para prevenir falência cardiopulmonar e parada cardiorrespiratória e, consequentemente, para evitar uma disfunção orgânica múltipla ou até mesmo a morte.
Nesse âmbito, assinale a alternativa correta sobre a avaliação do paciente.
O Processo de Enfermagem (PE) é uma ferramenta para organização do cuidado e do processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, capaz de conferir poder e identidade, uma vez que possibilita a divisão do trabalho por critérios de complexidade das pessoas cuidadas, segundo pressupostos teóricos e acurácia propedêutica. Nesse âmbito, incorporar as Teorias de Enfermagem de Médio Alcance na prática da enfermagem contribui para necessidades específicas dos processos de cuidar, de administrar e de educar em enfermagem.
Sobre as Teorias de Enfermagem de Médio Alcance alternativa correta.
O Processo de Enfermagem (PE) é operacionalizado por meio de cinco etapas e se relaciona à incorporação da identidade profissional frente à tomada de decisão clínica. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 736, de 17 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a implementação do PE em todo contexto socioambiental em que ocorre o cuidado de enfermagem, assinale a alternativa correta.

Durante a consulta de enfermagem na área de saúde da mulher, o enfermeiro pode detectar alguma situação ou vestígio que indique a ocorrência de violência, a qual se configura como qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico, patrimonial e moral.

Dadas as afirmativas sobre o cuidado de enfermagem à mulher vítima de violência,


I. Apenas quando o atendimento à mulher vítima de violência ocorre em um serviço de saúde público, o enfermeiro tem autonomia para realizar a notificação compulsória do ocorrido com base na Lei nº 10.778/2003.


II. Com base na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 556/2017, a atuação do Enfermeiro Forense pode ocorrer na área de perícia, de assistência técnica e de consultoria.


III. No atendimento à mulher vítima de violência, a cadeia de custódia se refere ao processo de documentar a história cronológica da evidência.


IV. De acordo com a classificação das Necessidades Humanas Básicas, segundo o modelo conceitual de Wanda Horta, as necessidades psicobiológicas dessas mulheres se referem à segurança, ao amor, à liberdade, à comunicação, à gregária, à aceitação, à autorrealização e à autoestima.


verifica-se que está/ão correta/s

Pedro de 7 anos de idade chegou à Unidade de Pronto Atendimento acompanhado de sua genitora. O enfermeiro observa que Pedro está prostrado, com dificuldade de respirar e cianose leve de extremidades. Ao exame físico: frequência respiratória de 30 inspirações por minuto, estertores crepita na base do hemitórax esquerdo, temperatura de 38,7ºC, pulsos cheios, perfusão capilar de dois segundos e frequência cardíaca de 138 batimentos por minuto.
Dadas as afirmativas sobre a avaliação inicial do enfermeiro,


I. Pela avaliação da via aérea, é possível dizer se está permeável ou não.

II. Se a via aérea não é sustentável, sua permeabilidade poderá ser garantida por meio de intubação traqueal e cricotireoidostomia.

III. A eficácia da avaliação respiratória pode ser verificada por meio de métodos propedêuticos oximetria de pulso.

IV. De acordo com a CIPE, um dos Diagnósticos de Enfermagem presente é a disfunção neurovascular periférica.

verifica-se que estão corretas apenas