Filtrar


Questões por página:
A coleta dos materiais biológicos é considerada a parte mais importante do processo de análise clínica. Um material advindo de uma coleta inadequada, ou seja, com falhas, nem mesmos os aparelhos mais modernos conseguem validar a amostra, tornando-se assim de grande importância um procedimento de coleta eficiente.
Os principais itens a serem observados na coleta do material para obtenção de uma amostra adequada, são eles:
I. Fase de Orientação e Preparo do Exame. II. Horário e seleção anatômica do local de coleta. III. A técnica de coleta propriamente dita. IV. Os materiais e condições para transporte do material até o laboratório e seu acondicionamento. V. Tempo entre a coleta e a análise do material.
Estão CORRETAS:
A forma farmacêutica é um conjunto de características físicas e químicas do medicamento. As drogas podem se apresentar comercialmente de diversas formas e concentrações, possibilitando, assim, alternativas nas vias de administrações. É comum um medicamento ser preparado com o mesmo princípio ativo e apresentar doses e formas diferentes.
As várias formas de medicamentos, são, EXCETO:
Quanto às ações e tarefas afins efetivamente desenvolvidas nos serviços de saúde pelas categorias de Enfermagem no país, estudos realizados pela ABEn e pelo INAMPS2 as agrupam em cinco classes.
“A classe cujo foco centra-se na organização da totalidade da atenção de enfermagem prestada à clientela. Por exemplo, ações de conforto e segurança, atividades educativas e de orientação”, são denominadas de:
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base no art.8º na Portaria nº 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, define que seja de competência das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS:
De acordo com a Lei nº 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, em seu art.2° “os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como”, EXCETO: