Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A exposição ocupacional ao benzeno e à radiação ionizante mostra associação causal com o desenvolvimento de síndromes mielodisplásicas, que constituem grupo de doenças clonais adquiridas da célula primordial hematopoética, situação em que ocorre citopenia e medula hipercelular.
mostrar texto associado
Com exceção da crisotila, existe correlação causal estabelecida entre desenvolvimento de mesoteliomas e exposição ocupacional a asbesto.
mostrar texto associado
Em trabalhadores expostos a sulfeto de carbono, tolueno e outros solventes aromáticos neurotóxicos, o diagnóstico de episódios depressivos, excluídas outras causas não ocupacionais, pode ser enquadrado no grupo II da classificação de Schilling, em que o trabalho desempenha o papel de causa necessária.
mostrar texto associado
O transtorno orgânico de personalidade caracteriza-se por alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos, e pode ser consequente à exposição ocupacional ao brometo de metila, ao chumbo, ao manganês e ao mercúrio.
mostrar texto associado
As mudanças ocorridas no universo do trabalho não apresentam consequências na saúde do trabalhador, por estarem desvinculadas da estrutura do trabalho e das relações sociais estabelecidas por esse segmento.