Filtrar


Questões por página:
Acerca de conduta médica pericial, julgue o  item  subsequente.

Considere a seguinte situação hipotética. Para fins de aposentadoria por invalidez, a junta médica oficial de determinado órgão público foi incumbida de realizar exame pericial em servidor que, após meses de licença para tratamento da saúde, apresentou sequela definitiva de múltiplas fraturas em membros inferiores que o impediam de deambular. Nessa situação, depois da realização do exame, se a junta médica decidir-se pela aposentadoria, o laudo deverá ser emitido com base em doença enquadrada como paralisia incapacitante e irreversível, especificada em lei.
Acerca de conduta médica pericial, julgue o  item  subsequente.

Exceto o servidor público efetivo, os demais servidores públicos deverão ser encaminhados à perícia do INSS, após determinado período de licença de tratamento da própria saúde, para efeitos de recebimento de benefício previdenciário.
Acerca de conduta médica pericial, julgue o  item  subsequente.

Na composição de juntas médicas oficiais, a única especialidade médica determinada por legislação como obrigatória é a psiquiatria, restringindo-se essa obrigação a situações que envolvam questionamentos sobre a sanidade mental do periciando.
Considerando que, na organização do trabalho, as tarefas prescritas para os trabalhadores estão relacionadas aos objetivos, expectativas e exigências organizacionais dentro do processo de produção, julgue o item abaixo.

Em uma organização, a prescrição da tarefa efetiva ou real do trabalhador é bem definida. Nessa concepção mais moderna da tarefa, em nome da segurança do trabalhador, constata-se uma diminuição da autonomia para o imprevisto, para o aleatório, ficando a subjetividade cada vez mais limitada, torna o trabalho mais seguro.
No que diz respeito ao acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas em medicina do trabalho, julgue o  item  subsequente.

A maioria das lombalgias relacionadas com o trabalho é de fácil diagnóstico, tomando-se como base apenas a anamnese e o exame clínico de coluna vertebral. Desse modo, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética, em geral, são desnecessárias e têm um importante inconveniente: o encontro de um grande número de achados falso-positivos, como abaulamentos discais, que não são causas de síndrome dolorosa e não necessitam de cirurgia.