Filtrar


Questões por página:
A atuação ambulatorial do médico do trabalho nas empresas e instituições de saúde é importante principalmente em ações preventivas voltadas para os trabalhadores. O conhecimento dos riscos a que se submetem os trabalhadores em seus locais de trabalho e de suas consequências no organismo humano é fundamental para se traçarem estratégias de prevenção contra as doenças do trabalho. Acerca desse assunto, julgue o  item a seguir.

O exame audiométrico para trabalhadores que são e que serão submetidos a níveis de pressão sonora acima dos limites de tolerância deve ser feito, no mínimo, na admissão, no sexto mês após a admissão, anualmente a partir de então, e na demissão.
A atuação ambulatorial do médico do trabalho nas empresas e instituições de saúde é importante principalmente em ações preventivas voltadas para os trabalhadores. O conhecimento dos riscos a que se submetem os trabalhadores em seus locais de trabalho e de suas consequências no organismo humano é fundamental para se traçarem estratégias de prevenção contra as doenças do trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item  a seguir.

A eosinofilia é um achado comum em doenças alérgicas como a febre do feno.
Tendo em vista que as doenças relacionadas ao trabalho são legalmente equiparadas aos acidentes de trabalho, julgue o  item  subsecutivo.

Para o estabelecimento do nexo causal entre doença e trabalho, é suficiente considerar as informações obtidas a partir da anamnese ocupacional, do exame físico e da análise dos exames complementares do periciando.
Tendo em vista que as doenças relacionadas ao trabalho são legalmente equiparadas aos acidentes de trabalho, julgue o  item  subsecutivo.

Conforme a classificação de Schilling, doenças profissionais são aquelas em que o trabalho contribuiu, de alguma forma, para o seu surgimento, como no caso da asma ocupacional.
Julgue o  próximo  item de acordo com as normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O atestado de saúde ocupacional (ASO) deve, em sua conclusão, informar se o trabalhador está apto ou inapto para o trabalho, considerando os riscos existentes na atividade. Entretanto, a norma do MTE que dispõe sobre o trabalho em altura inovou ao estabelecer que o ASO deve informar, expressamente, se o trabalhador está apto para o trabalho em altura.