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Jogando, brincando e aprendendo de forma prazerosa
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Jogar é o meio ideal para uma aprendizagem social positiva, porque é natural, ativo e muito motivador para a maior parte das crianças. As brincadeiras envolvem de modo constante as pessoas nos processos de ação, reação, sensação e experimentação. Mas, se alguém deturpa o jogo das crianças, premiando a disputa excessiva, a agressão física, as trapaças e o jogo sujo, estará deturpando a vida das crianças.(Orlick,1990)
(MURCIA, Juan Antônio Moreno. & Col. Aprendizagem através do JOGO. ARTEMED. Porto Alegre.p.46/7.)

Sobre “Brincadeira” julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I - É uma atividade-fonte de prazer, divertida e geralmente provoca excitação, envolvendo a criança em toda a sua totalidade (nível corporal, intelectual e afetivo). II - É uma atividade séria, ainda que não possua o mesmo conceito de seriedade dos adultos, uma vez que, para a criança, a brincadeira trata de uma atividade séria, porque “põe em jogo” todos os recursos e capacidades de sua personalidade. III - É sempre interação e comunicação, pois promove a relação e a comunicação com os “outros”, levando a criança a procurar parceiros com frequência. IV - É também imitação e criação, pois alguns autores, cientistas e estudiosos viram, na atividade lúdica, a fonte das atividades superiores do homem, as quais conduzem ao trabalho, à ciência à arte, entre outros pontos saudáveis para o desenvolvimento do conhecimento humano.
Analise as afirmativas abaixo:
I - Tudo que não for TAUTOLOGIA nem CONTRADIÇÃO é uma divergência lógica. II - proposição P(x, y, z)= x ? ~z→ y ? ~z é uma tautologia. III - A proposição ((x ↔ y) → x) ∨ y) é uma contingência. IV - A proposição (p ⇒ q) ∧ [p ∧ (~q)] é contradição
Assinale a alternativa correta:
Uma proposição P é equivalente a uma proposição Q ou P ⇔ Q, quando, em suas tabelas-verdade não ocorrem VF e nem FV numa mesma linha. Assinale a alternativa que apresenta proposições equivalentes:
Contingência é uma proposição cujo valor lógico pode ser verdadeiro ou falso, ou seja, não é nem uma tautologia e nem uma contradição. Assinale a alternativa que apresenta uma contingência:
Na lógica e na matemática, a implicação, ou condicional é a indicação do tipo "se... então". A lógica bicondicional é o conectivo lógico de duas proposições afirmando "p se e somente se q". Analise as afirmativas a seguir:
I - A proposição “x ⇔ y” ´e falsa quando “x” e “y” são ambas verdadeiras ou ambas falsas e falsa quando “x” e “y” têm valores lógicos distintos. II - A implicação é verdadeira quando o antecedente “x” ´e falso qualquer que seja o consequente “y”. Esta situação pode ilustrar-se com a implicação “se dois mais dois são cinco então a terra é plana” que é verdadeira uma vez que o antecedente é falso. III - Considerando o valor lógico da proposição A : 3 + 2 = 7 e o valor lógico de B : 2/3 de 15 = 10 é correto afirmar que o valor lógico de A bicondicional B é falso.
Assinale a alternativa correta: