Filtrar


Questões por página:
A doença trofoblástica gestacional (DTG) é o termo aplicado a um grupo de tumores relacionados à gestação. Por ser doença rara, deve ser tratada em centro de referência, onde as pacientes recebem tratamento com apropriadas técnicas de esvaziamento uterino, dosagem precisa de beta-hCG e esquema quimioterápico exitoso, permitindo, assim, a cura sistemática.

Em relação a essa morbidade, assinale a alternativa correta.
Homem de 64 anos apresenta hematêmese iniciada há 4 horas. Ele tem antecedentes de doença hepática crônica, hipertensão arterial, hiperlipidemia e um episódio de pancreatite grave por cálculo biliar há 5 anos. Após receber ressuscitação volêmica, seu quadro se estabiliza. Uma endoscopia digestiva alta é realizada e mostra: grandes varizes fúndicas gástricas com sinais vermelhos e sangue alterado no estômago; não há varizes esofágicas.

Qual é o próximo passo mais apropriado?
Amigdalite associada a uma membrana cinzenta que cobre a superfície da amígdala, mas que pode ser removida sem sangramento, está frequentemente associada a qual etiologia?
Um estudo sobre a eficácia de um novo medicamento oral para o tratamento da obesidade grau III revela que a diferença nos resultados de grupo tratado com o novo remédio e o grupo de tratamento padrão é estatisticamente significativa (o valor de p é 0,002).

Com esses dados e considerando os princípios da medicina baseada em evidências, é correto afirmar:
Mulher de 48 anos apresenta quadro de dor abdominal epigástrica e em hipocôndrio direito e um nível sérico elevado de lipase (1.270 U/L). Os antecedentes incluem hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia em uso de losartana, anlodipino e ezetimiba. A ultrassonografia e tomografia do abdome são relevantes para: dilatação discreta a montante do ducto pancreático; acúmulo de gordura peripancreática, sem qualquer coleção de fluidos. Não há antecedente de pancreatite. Ela é tratada com fluidos intravenosos e analgésicos; seu quadro melhorou significativamente, recebeu alta hospitalar após 4 dias.

Nessa paciente, a maior probabilidade para a etiologia da pancreatite é: