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O preparo de bibliotecas genômicas é uma etapa fundamental para o sucesso do sequenciamento, seja ele voltado à análise genômica, transcriptômica ou metagenômica. Cada tipo de amostra requer protocolos específicos de fragmentação, purificação e ligação de adaptadores. A compreensão das diferenças entre esses procedimentos é essencial para interpretar os resultados de experimentos de RNA-seq, metagenômica e NGS em geral. Analise as assertivas abaixo sobre diferentes estratégias empregadas na construção de bibliotecas de DNA e RNA, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na construção de bibliotecas metagenômicas, o DNA obtido de múltiplas espécies precisa ser fragmentado aleatoriamente.

( ) Durante o preparo de bibliotecas de cDNA para RNA-seq, a fragmentação enzimática permite o controle mais preciso do tamanho médio dos fragmentos.

( ) A vantagem de construir uma biblioteca de DNA de fita dupla garante a cobertura de DNA mitocondrial.

( ) Durante a conversão de RNA em cDNA, o uso de transcriptase reversa é fundamental para promover a ligação covalente entre adaptadores e RNA.

( ) Durante o preparo de bibliotecas de RNA-seq, o uso de oligo(dT) serve para selecionar RNA mensageiro por hibridização à cauda poli(A).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em biologia molecular, protocolos clássicos de extração utilizando fenol-clorofórmio, a adição de acetato de sódio e etanol é uma etapa crítica após a separação de fases, e tem como principal função
Durante a replicação do DNA em Escherichia coli, diversos tipos de DNA polimerases atuam de forma coordenada, desempenhando papéis distintos na síntese, correção e maturação das novas fitas. A DNA polimerase I é uma enzima essencial que faz parte dessa maquinaria molecular, desempenhando um papel crucial durante a replicação. Assinale a alternativa correta quanto à principal função da DNA polimerase I.
O programa da IFLA pode efetivamente contribuir para a elaboração de projetos de memória institucional nas bibliotecas universitárias a partir dos planos estratégicos, os quais fornecem informações que norteiam ações de preservação. Os planos apresentam estrutura clara e estão divididos em missão, metas e ações. Assim o desenvolvimento de projetos no âmbito da memória institucional no contexto das BUs representaria um conjunto de ações orquestradas, identificando o que preservar, quando, onde e quem (equipe de trabalho), visando à preservação de documentos e patrimônios representativos da instituição, bem como gerando produtos ou serviços os quais ajudariam na divulgação e conscientização da preservação da memória institucional. Sobre o desenvolvimento de um projeto dessa natureza e o que as possíveis ações podem contemplar, analise as assertivas abaixo:

I. Gestão de riscos: são atividades coordenadas para mitigar riscos, buscando a identificação, causas e possíveis soluções para os perigos e ameaças existentes e que possam de alguma forma comprometer a segurança e a existência do acervo representante da memória institucional. Representa o diagnóstico de risco dos fatores extrínsecos, ligados às características próprias do material dos documentos (composição e constituição), e dos fatores intrínsecos, ligados ao meio ambiente em que os documentos se encontram, quais sejam: fatores ambientais como luz, temperatura, umidade e agentes biológicos.

II. Planos emergenciais contra sinistros de causas naturais e humanas: são atividades de planejamento e elaboração de estratégias de como proceder nesses casos, considerando as possibilidades de riscos, estratégias de ação, plano de recuperação e impacto social, preparação de instruções básicas para ação em casos de emergência a serem cumpridas por todo o corpo funcional, identificação dos recursos operacionais necessários para ação, treinamento de equipe, etc.

III. Formação de equipe: formação de grupo de trabalho, equipe funcional, com vistas ao desenvolvimento de programas ou projetos de memória institucional.

IV. Campanhas para preservação da memória da biblioteca: desenvolvimento de campanhas (cursos, palestras e seminários) de modo a divulgar e conscientizar toda a equipe de trabalho da instituição sobre a importância da preservação da memória institucional.



Quais estão corretas?
Segundo Arellano (2004), os principais métodos recomendados para a preservação dos objetos digitais podem ser agrupados em dois tipos: os estruturais e os operacionais. Os estruturais tratam dos investimentos iniciais por parte das instituições que estão se preparando para implementar algum processo de preservação e que adotam ou adaptam um dos modelos de metadados existentes ou seu próprio esquema. As atividades operacionais são as medidas concretas aplicadas aos objetos digitais. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associado os métodos de preservação digital aos seus respectivos exemplos.

Coluna 1
1. Métodos estruturais. 2. Métodos operacionais.
Coluna 2
( ) Adoção de padrões. ( ) Elaboração de normas. ( ) Conservação de software/hardware. ( ) Metadados de preservação digital. ( ) Migração de suporte.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: