Filtrar


Questões por página:
Quando o sangue passa pelos capilares glomerulares, ocorre o processo de filtração. À medida que esse ultrafiltrado flui pelos túbulos renais, sua composição vai se alterando graças à adição e à reabsorção de substâncias. Como resultado final, é produzido cerca de 1,2 a 1,5 L de urina a cada 24 horas. Quando a concentração de determinada substância a ser medida na urina se altera em razão das atividades diárias, da alimentação e do metabolismo corporal, a coleta de urina por 24 horas se faz necessária. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento de técnicas analíticas mais práticas e eficientes permitiu que o exame de urina de rotina se mantivesse como um dos testes mais frequentemente solicitados, seja para pacientes com diferentes queixas clínicas, seja para indivíduos saudáveis que se submetem a avaliação periódica, mesmo sem nenhuma sintomatologia. O exame de urina de rotina deve ser entendido como um teste de triagem, capaz de fornecer informações úteis que possibilitam o diagnóstico de eventuais problemas nos rins e nas vias urinárias, como processos irritativos, inflamatórios ou infecciosos, além de alguns distúrbios metabólicos, como diabete melito e insípido, e distúrbios do equilíbrio acidobásico. Exame de urina tipo I, sumário de urina, exame simples de urina, urinálise, uroanálise,3A+S (albumina, açúcar e acetona mais sedimento) e urina, EAS (elementos anormais e sedimento) são alguns dos sinônimos utilizados para denominar esse exame. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico inicial de Hepatite B pode ser realizado com base nos sintomas clínicos e na presença de enzimas hepáticas no sangue. Entretanto, a sorologia da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) descreve o curso e a natureza da doença. O padrão de anticorpos aos antígenos individuais do HBV relatado no quadro abaixo pode ser interpretado como pertencente a um indivíduo. Analise o quadro abaixo e assinale a alternativa correta.
Reatividade Sorológica
HBs Ag NEGATIVO anti-HBc NEGATIVO anti-HBs POSITIVO
HBc, core do vírus da hepatite B; HBsAg, antígeno de superfície da hepatite B.
Um paciente de 65 anos, sem antecedentes de infecções oportunistas, sem evidência clínica atual de imunodeficiência, com história de tosse seca e sibilos, principalmente noturnos, com duração de seis meses, cuja radiografia de tórax evidenciava uma imagem tumoral medindo 5,0 × 3,5 cm em lobo superior do pulmão direito. A tosse tornou‑se produtiva e desenvolveu‑se dor torácica pleurítica. Os espécimes de escarro foram inicialmente enviados ao laboratório. A suspeita inicial foi de infecção por Mycobacterium tuberculosis. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta sobre as técnicas abaixo que podem ser utilizadas na diagnóstico diferencial do Mycobacterium tuberculosis.
I. Cultura de crescimento lento em meio constituído por ovos integrais.
II. Cultura de crescimento rápido em ágar base uréia.
III. Coloração de Ziehl‑Neelsen.
IV. Coloração de Gram.
V. Testes baseados na amplificação e identificação de sequencias-alvo de ácidos nucléicos.

Estão corretas as afirmativas:
O gênero Clostridium é constituído por um grupo heterogêneo de bacilos anaeróbios grandes e formadores de esporos. Patógenos como Clostridium tetani e Clostridium botulinum, respectivamente, agentes do tétano e botulismo, são bem reconhecidos e têm significado histórico. A intoxicação alimentar (caracterizada inicialmente por visão turva, boca seca, constipação intestinal e dor abdominal; progressão para fraqueza descendente da musculatura periférica com paralisia flácida) causada pelo Clostridium botulinum ocorre devido a um fator principal. Assinale a alternativa correta, a respeito deste fator.