Filtrar


Questões por página:
A interpretação visual dos dados de Sensoriamento Remoto, sob a forma digital ou analógica, busca a identificação de informações contidas nessas imagens e a determinação de seu significado. Nestes termos, "a interpretação de imagens que consite no estudo das relações entre as imagens, associando e ordenando as partes dessas, ou seja, comparando feições e agrupando regiões similares, conhecidas como zonas homólogas", é a definição de:

Um projeto de interpretação de imagens consiste em definir primeiro quais são seus objetivos, ou seja, o tema de mapeamento e o propósito de aplicação, a localização e os limites da área a ser mapeada, a legenda de mapeamento e consequentemente a escala cartográfica e o nível de detalhamento desejado. Com isso, pode-se comparar produtos de Sensoriamento Remoto (SR), dentro das possibilidades acessíveis que melhor atendem ao projeto. Esta escolha passa pela comparação dos recursos disponíveis de cada produto de SR em função das especificações descritas. Os recursos disponíveis de um sistema sensor podem ser definidos por uma expressão, que está melhor representada por:

No que concerne aos procedimentos de licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro, tem-se que um conjunto de aplicações estão diretamente relacionadas à classe que determinado empreendimento se enquadra, à luz do que preconiza o Decreto Estadual nº 42.159/2009. Considere as tabelas X, Y e Z a seguir para responder as questões.

Considerando o decreto em epígrafe, um empreendimento de exploração econômica de madeira, categorizado como uso de recursos naturais com potencial poluidor médio, com área constuída de 7000 m2 e 80 empregados, é classificado como:

O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o INEA (Instituto Estadual do Ambiente - Rio de Janeiro) autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidores e aqueles capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. O Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 42.159/2009, e estabelece tipos de licença ambiental. Considere os itens I, II e III a seguir para responder a questão.

I. Licença Prévia – LP
Licença de Instalação – LI
Licença de Operação – LO

II. Licença Ambiental Simplificada – LAS
Licença Prévia e de Instalação – LPI
Licença de Instalação e de Operação – LIO

III. Licença Ambiental de Recuperação – LAR
Licença de Operação e Recuperação – LOR

São tipos de licença ambiental previstas no SLAM:
A legislação aplicada ao licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro, dispõe sobre as atividades que causam ou possam causar impacto ambiental local, fixa normas gerais de cooperação federativa nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente e a o combate à poluição em qualquer de suas formas, em consonância com o previsto na Lei Complementar nº 140/2011. Para o Licenciamento Ambiental de atividades de médio e alto impacto, o município deverá possuir equipe técnica com formação superior, capacitada, multidisciplinar, formada por profissionais habilitados pelos Conselhos de Classe pertinentes para tais atividades. Biólogos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Civis, Engenheiros Florestais, Engenheiros Químicos, Engenheiros Sanitaristas, Geógrafos, Geólogos e Químicos, são profissinais, coletivamene, que devem integrar equipe técnica para as atividades: