Filtrar


Questões por página:

Segundo o Artigo 5º da Resolução CONAMA 001/86, a elaboração do estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial aos princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, deverá considerar quatro diretrizes gerais para ser remetida e avaliada pelo órgão ambiental responsável. Relacione as diretrizes apresentadas na coluna da esquerda com as respectivas justificativas de execução, indicadas na coluna da direita.

DIRETRIZES

I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.
III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
IV - Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto e sua compatibilidade.

JUSTIFICATIVAS

P - Impedir a sobreposição de esforços de investimento em uma área de atuação e gerar novos benefícios para a comunidade afetada.
Q - Auxiliar na determinação das dimensões do estudo e dos limites para a realização do diagnóstico ambiental.
R - Estudar e justificar a escolha, dentre as opções apresentadas, para a execução do objeto do EIA, considerando resultados positivos e negativos.

Está correta a associação.

Pequenas quantidades de certos gases na atmosfera desempenham papel fundamental na determinação das temperaturas médias da Terra e, consequentemente, de seus climas. Esses gases, que são do efeito estufa,

I - incluem vapor d’água, etano e monóxido de carbono;

II - permitem que a luz visível e alguma radiação infravermelha e ultravioleta do sol passem através da troposfera;

III - são liberados na atmosfera através de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis;

IV - se não existissem, em especial o vapor d’agua, encontrado em grande concentração, a Terra seria mais fria e haveria menos vida no planeta;

V - quando entram em grande quantidade na atmosfera, podem modificar áreas de cultivo e baixar o nível dos oceanos.

Está correto APENAS o que se afirma em
A Lei nº 6.938, de 31/08/1981, alterada pelas Leis nº 7.804 e nº 8.028 e regulamentada pelo decreto no 99.274, de 06/06/1990, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que compreende os órgãos e entidades da União, dos estados, dos municípios, incluindo-se as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. O SISNAMA apresenta em sua estrutura
A crosta terrestre é constituída por elementos e componentes inorgânicos sólidos e massas de um ou mais minerais chamados rochas. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - Os minerais compõem a crosta terrestre e são fontes de quase todos os recursos renováveis que utilizamos.

II - Rochas são combinações sólidas de um ou mais minerais que fazem parte da crosta terrestre.

III - As rochas ígneas são aquelas que se formam na superfície terrestre ou abaixo dela.
 
IV - Como exemplo de rocha sedimentar podemos citar o granito. 

V - As rochas metamórficas formam-se quando uma rocha preexistente é sujeita a altas temperaturas e pressões.

Está correto APENAS o que se afirma em
Embora métodos de irrigação variem em complexidade e eficiência, eles são apenas recursos que agricultores utilizam para simplificar a tarefa de regar seus cultivos. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, o que explica o fato de ainda haver uma gama tão ampla de métodos em uso. Em relação à irrigação, afirma-se que