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No banco de dados do Senado Federal, que contém as tabelas FUNCIONARIOS e ANALISTAS, ao se cadastrar um Analista é feita a verificação se a matrícula do funcionário que foi digitada já existe na tabela FUNCIONARIOS. Se não existir, o cadastro do Analista não será aceito. Entretanto, existe um recurso que garante a execução das seguintes tarefas:

I. Quando a matrícula do funcionário for alterada na tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para o banco de dados atualizar, automaticamente, todos as tuplas de matrículas dos funcionários na tabela ANALISTAS, de tal forma que não fiquem registros órfãos, isto é, registros de ANALISTAS com uma matrícula do funcionário para o qual não existe mais um correspondente na tabela FUNCIONARIOS. Esse procedimento é conhecido como "Propagar atualização dos campos relacionados".
II. Quando uma matrícula do funcionário for excluída da tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para que o banco de dados exclua, automaticamente, na tabela ANALISTAS, toda tupla de Analista para o funcionário que está sendo excluído. Esse procedimento é conhecido como "Propagar exclusão dos registros relacionados".

O recurso acima mencionado é denominado Integridade:
OLAP complementa o termo OLTP - Online Transaction Processing, encontrado na teoria de bancos de dados e é uma ferramenta de Business Intelligent utilizada para apoiar as empresas na análise de suas informações, visando ao objetivo final de transformar dados em informações capazes de dar suporte às decisões gerenciais de forma amigável e flexível ao usuário e em tempo hábil. No OLAP, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização por meio de diversos ângulos. Essas medidas são organizadas em categorias descritivas, chamadas de dimensões, e formam a estrutura do cubo. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo, surgiu a necessidade de se criar um módulo que servisse para modificar a posição de uma informação e alterar linhas por colunas, de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que necessário. Convencionou-se denominar esse módulo de:
A normalização de dados representa uma seqüência de passos aplicada no projeto de um BD que permite um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em um banco de dados relacional, com o objetivo de reduzir a redundância e as chances de os dados se tornarem inconsistentes. Considerando que PED se refere ao atributo PEDIDO e que é chave primária, a tabela que se encontra na 3ª. FN é:

O Senado Federal deseja manter informações sobre seus funcionários e, para isso, estabeleceu as premissas abaixo listadas:

  • Cada funcionário possui um único número de matrícula, nome, endereço e telefone. Os funcionários podem participar de atividades como cursos de autoaperfeiçoamento e palestras e dos eventos realizados pelo Senado Federal.
  • Os eventos podem ser externos ou internos. Todos os funcionários podem participar dos eventos, considerando o nível funcional e mediante apreciação do órgão responsável.
  • As atividades são identificadas por um código, sendo desejável que se armazene também o nome da atividade. Cada evento também é identificado por um código. É necessário que se saiba a descrição e a data de cada evento. É importante ainda que o Senado Federal conheça a participação de cada funcionário em cada atividade ou evento.

O Diagrama Entidade-Relacionamento está indicado em:

No Oracle10i as tabelas grandes podem ser particionadas a fim de melhorar o desempenho das operações de manutenção, backup, recuperações, transações e consultas. Além do List Partitioning, os demais métodos de particionamento são: