Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

No Modelo Entidade-Relacionamento, há dois tipos de semânticas de cardinalidade que podem ser aplicados a relacionamentos: (1) semântica associativa e (2) semântica participativa. A primeira restringe o número máximo de instâncias de outra entidade que uma dada entidade pode estar associada. A segunda condiciona a existência de uma instância de uma entidade a sua participação em um relacionamento com uma instância de outra entidade. No exemplo abaixo, os diagramas (A) e (B) representam esses dois tipos de semânticas, juntamente com suas interpretações:


Interpretação:
Uma instância da entidade A pode estar associada a nenhuma ou, no máximo, a uma instância da entidade B. Da mesma forma, uma instância da entidade B pode estar associada a nenhuma ou até a n instâncias da entidade A.



Interpretação:
Cada instância da entidade A participa, obrigatoriamente, de uma e somente uma instância do relacionamento R. Por outro lado, uma instância da entidade B pode existir sem participar de qualquer instância do relacionamento R. Contudo, uma mesma instância de B pode participar de mais de uma instância do relacionamento R.

Considere as seguintes afirmativas:

I. Uma desvantagem da semântica associativa seria a variedade de estruturas de dados necessárias para fazer uma representação digital eficiente, com conseqüente perda de espaço em disco.
II. Uma desvantagem da semântica participativa seria condicionar a existência de uma instância da entidade A à existência de uma associação sua com alguma instância da entidade B, o que dificulta a inserção de dados na entidade A.
III. Pelas definições acima, a semântica participativa possui em geral uma capacidade de expressão superior à da semântica associativa.
IV. Em relacionamentos binários, ambas as alternativas possuem capacidades de expressão equivalentes.
V. Em relacionamentos envolvendo mais de duas entidades, a semântica associativa é mais apropriada.

Assinale:

Questão Anulada
Uma das principais questões que um modelista de dados precisa lidar diz respeito à forma como ele deve tratar um determinado item de dado: (1) como uma entidade em si mesmo; (2) como um atributo descritor de uma entidade; ou (3) como um relacionamento entre entidades. Com base nisso, considere a seguinte situação:
Uma universidade deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os cursos de graduação que oferece, incluindo as unidades acadêmicas encarregadas dessas ofertas. Cada curso (Curso) possui um código único de identificação (CodCurso); um nome (NomeCurso); e uma descrição (DescCurso). Da mesma forma, cada unidade acadêmica (UA) possui um código único de identificação (CodUA). Além disso, assume-se que toda UA oferece pelo menos um curso e que cada curso é sempre oferecido por uma, e somente uma, UA.

Assinale a alternativa que corresponda ao modelo mais adequado para essa situação.
Considerando as características inerentes às formas normais de um esquema de banco de dados relacional, é correto afirmar que:

Seja a relação R (A, B, C, D, E) e suponha a ocorrência das seguintes dependências funcionais entre seus atributos:

(A, B) → C        (A, B) → D        (A, B) → E         D → E


Nessa situação, considere as seguintes afirmativas:

I. A chave da relação R é (A, B).
II. A relação R não está na forma normal de Boyce-Codd (BCNF) porque o atributo D não é uma de suas superchaves.
III. A dependência funcional D → E viola a condição BCNF.
IV. A relação R está na terceira forma normal.

Assinale:

Questão Anulada
Sabe-se que os sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizam um mecanismo de bloqueio (lock) para controlar acessos concorrentes a um mesmo item de dados. Esse mecanismo suporta dois tipos distintos de bloqueio:

1. bloqueio exclusivo (lock-E), no qual o dado pode ser lido ou escrito; e
2 bloqueio compartilhado (lock-C), em que o dado pode ser lido, mas não escrito.

Considere uma situação em que uma transação T espera por um lock-E em um determinado item de dado, enquanto uma seqüência de outras transações requer e adquire um lock-C para o mesmo item de dado. Nesse caso, é correto afirmar que: