Filtrar


Questões por página:
Em bancos de dados relacionais, as restrições de integridade são regras de consistência de dados que devem ser garantidas pelo SGBD, sem auxílio de validações externas ou de qualquer aplicação externa. Um dos tipos de integridade apresenta as seguintes características:

• tem por objetivo manter os dados sincronizados entre tabelas que estejam relacionadas.

• a relação é feita entre a chave primária de uma tabela e a chave estrangeira de outra tabela.

• o valor dos campos que constituem a chave estrangeira de uma tabela deve estar também presente na chave primária da tabela que referenciam ou, quando muito, podem ter o valor NULL.

O tipo descrito é denominado Integridade

Uma das ferramentas mais importantes em projetos de bancos de dados relacionais é o Modelo Entidade-Relacionamento (MER). A sua utilização serve para o projetista representar, graficamente, a forma como as entidades identificadas se relacionam durante o processo de análise e como fazem parte do sistema de informações. Nesse sentido, observe a figura abaixo relacionada a situações normalmente encontradas quando se elabora um MER.

Imagem 086.jpg
Considerando a figura e a notação utilizada, conclui-se que

Na linguagem SQL, a estrutura básica da instrução select consiste em três cláusulas que são:
A linguagem, na qual um usuário requisita informações do Banco de Dados e que é de mais alto nível que uma linguagem de programação comum, constitui uma linguagem de
Com relação a Bancos de Dados, analise as afirmações a seguir.

I - O Modelo Entidade-Relacionamento foi criado para gerenciar os projetos de implantação de uma empresa, gerando as especificações dos esquemas de Bancos de Dados.
II - A linguagem SQL permite que a declaração de domínio de um atributo inclua a especificação not null, fazendo com que os valores vazios sejam permitidos ao atributo.
III - Na linguagem SQL, a trigger é um comando projetado para ser executado automaticamente pelo sistema como um efeito colateral de uma modificação no Banco de Dados.

Está correto APENAS o que se afirma em