Filtrar


Questões por página:
Considere as seguintes afirmações sobre diagramas UML.

I. Um ator pode especializar (herdar comportamento de) outro ator, o que confere um significativo poder expressivo adicional ao diagrama de casos de uso.

II. Num diagrama de classes, os relacionamentos de agregação, associação e composição podem indicar a multiplicidade dos elementos que participam do relacionamento, enquanto, no relacionamento de generalização/especialização entre classes (que possui a propriedade de herança), ela não é indicada.

III. Do ponto de vista de implementação, os relacionamentos um-para-muitos e muitos-para-muitos representados no diagrama de classes frequentemente resultam no uso de coleções (listas, árvores, conjuntos, etc) no código fonte.

Levando-se em conta as afirmações acima, identifique a única alternativa válida.
No contexto de engenharia de software, o objetivo de __________________________é definir todas as classes que são relevantes para o domínio do problema - as operações e atributos associados a elas, os relacionamentos entre elas e o comportamento que elas exibem.

Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
No contexto da orientação a objetos, a propriedade que habilita que várias diferentes operações em uma hierarquia de classes (possivelmente com diferentes implementações para cada uma destas operações) tenham o mesmo nome denomina-se:
Nos modelos de qualidade de software, derivados de normas ISO, foram estabelecidos critérios fundamentais de um software para medir sua qualidade. Qual das alternativas abaixo NÃO é um desses critérios.
mostrar texto associado
Se o líder da equipe decidir adotar como prática geral a sanitização de exceptions na implementação das aplicações, essa medida eliminará do estado dos objetos throwable lançados para tratamento pelas camadas superiores do sistema as informações que possam descrever detalhes internos de funcionamento do sistema que não devem ser apresentados aos usuários finais, tais como informações acerca da inexistência de arquivos que sejam nomeados pelo próprio usuário final, dados descritivos da estrutura do sistema de arquivos e detalhes acerca de conexões com sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs).