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De acordo com a biblioteca ITIL V3, correlacione os processos a seguir com o seu respectivo estágio do ciclo de vida do serviço:

Processo Estágio

I. Gerenciamento da Continuidade do Serviço ( ) Desenho do Serviço
II. Gerenciamento do Acesso ( ) Transição do Serviço
III. Relatório do Serviço ( ) Operação do Serviço
IV. Gerenciamento da Configuração e de Ativos ( ) Melhoria Contínua do Serviço

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Com relação ao MODELO ITIL, de Gerenciamento de Serviços de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Gerenciamento de Mudança (GM) é o processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que elas sejam feitas com o mínimo de interrupção nos serviços de TI.

( ) O Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração (BDGC) foi concebido para armazenar os parâmetros de configuração de todos os dispositivos de hardware e de software que fazem parte da infraestrutura de TI da Organização.

( ) O processo de Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI (GCSTI) é acionado quando ocorre uma sobrecarga de demanda nos Serviços de TI, que não pôde ser resolvida pelos processos de Gerenciamento de Capacidade (GC) e de Gerenciamento de Disponibilidade (GD).


As afirmativas são, respectivamente,

Com relação ao MODELO ITIL, de Gerenciamento de Serviços de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Ele foi concebido de maneira inteiramente modular, de modo a permitir que uma Organização possa implantar um processo ITIL de cada vez, até atingir o seu maior nível de maturidade com todos os processos ITIL implantados.

( ) O Gerenciamento do Nível de Serviço (GNS) é o processo responsável por controlar a alocação de funcionários do Provedor de Serviços de TI nas tarefas de prestação de serviços que precisam ser realizadas nas instalações físicas onde trabalham os usuários de TI, em contato direto com eles.

( ) Central de Serviço (Service Desk) é o ponto único de contato entre o Provedor de Serviços de TI e os usuários. Tipicamente, ela gerencia o ciclo de vida de incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários.


As afirmativas são, respectivamente

Os benefícios de implementar o CobiT como um modelo de governança de tecnologia da informação (TI) em uma repartição pública incluem