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I. O planejamento estratégico de TI é uma prática padrão cujas exceções são detectadas pela Direção. É uma função da Direção com nível sênior de responsabilidade. A Direção é capaz de monitorar o processo de planejamento estratégico de TI, tomar decisões baseadas nesse processo e medir sua efetividade. Os planejamentos de TI, de curto e longo prazos, são cascateados de cima para baixo na organização, com atualizações quando necessário. A estratégia de TI e a estratégia global da organização estão se tornando gradativamente mais coordenadas por abordar processos de negócio, capacidades de valor agregado e alavancar o uso de aplicativos e tecnologias na reengenharia dos processos de negócios. Há um processo bem definido para determinar o uso dos recursos internos e externos no desenvolvimento de sistema e operações.
II. O planejamento estratégico de TI é compartilhado com a Direção do Negócio conforme a necessidade. A atualização dos planos de TI acontece em resposta aos pedidos da Direção. As decisões estratégicas são tomadas projeto a projeto, sem consistência com uma estratégia corporativa. Os riscos e benefícios do usuário nas principais decisões estratégicas são determinados de forma intuitiva.
As considerações I e II referem-se, respectivamente, aos níveis
Por sua observação, em tal contexto, ele entendeu que devem ser satisfeitos os requisitos de negócio para TI descritos por:
Os modelos CMMI e MPS.BR possuem níveis de maturidade que definem a capacidade da empresa para trabalhar com projetos de software grandes e complexos. Os níveis do MPS.BR permitem que a empresa implante processos de uma forma mais gradual. O nível 2 do CMMI corresponde a 2 níveis do MPS.BR e o nível 3 corresponde a 3 níveis do MPS.BR. A tabela abaixo objetiva mostrar a equivalência dos 5 níveis de maturidade do CMMI com os 7 níveis de maturidade do MPS.BR.
A coluna MPS.BR é corretamente preenchida,do nível 1 ao nível 5 do CMMI, respectivamente, com
A missão do CobiT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia a dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação. Além disso.
Sobre PCN − Plano de Continuidade de Negócios, considere:
I. Deve-se definir a delimitação de um escopo de trabalho com base na seleção dos serviços mais críticos e os respectivos ativos tangíveis e intangíveis relacionados (infraestrutura física, propriedade intelectual, pessoas, tecnologias e processos que compõem a cadeia de valor) envolvidos no atendimento destes processos-chave de negócios.
II. Deve possuir um relatório BIA (Business Impact Analysis), um PGD (Plano de Gerenciamento de Desastres), um PCRTI (Plano de Continuidade de Recursos de TI) e um PRC (Plano de Recuperação de Crises), visando a amparar todos os negócios da empresa afetados em uma crise.
III. Na elaboração de um PCN devem ser determinados diversos cenários de eventos inesperados que podem levar à interrupção dos negócios da empresa e com base neles é indicada a realização das seguintes atividades:
a. Determinação do escopo da continuidade do negócio.
b. Mapeamento dos fluxos e ativos contingenciados.
c. Estabelecimento e implementação das estratégias de continuidade do negócio.
d. Completa documentação dos planos e procedimentos.
e. Realização e acompanhamento de testes, reavaliação, aceitação e manutenção do plano.
Está correto o que se afirma em