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Os escritórios de gerenciamento de projetos (PMO) podem ser de

I. esfera departamental para apoio a diversos projetos simultâneos.

II. gestão dos projetos interdepartamentais.

III. planejamento estratégico dos projetos e gestão do conhecimento empresarial.

IV. projeto específico separado das operações da empresa.

Um escritório de projeto corporativo atua em
No tocante à abrangência do escopo, na sequência do mais reduzido e específico para o mais abrangente e alinhado à estratégia da organização, encontram-se os processos de gerenciamento de

A organização Y decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO).

Nesse processo de implementação, a organização definiu como principais características dos projetos:

Entre as ferramentas utilizadas para se quantificar os riscos de um projeto está o cálculo do valor monetário do evento do risco, que é produto da probabilidade de ocorrência do evento e do valor estimado de ganho ou perda no caso da sua ocorrência. Analise o caso hipotético abaixo, com três opções de investimento em projetos.

Fonte: WOILER, S.; WASHINGTON, F . M. Projetos: planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 1996

Com base no quadro acima, é correto afirmar:

Com relação aos métodos e técnicas de avaliação e priorização de projetos, é correto afirmar que: