Filtrar


Questões por página:

O Balance Scorecard (BSC) transforma a estratégia organizacional em um abrangente conjunto de indicadores que perfazem um sistema para a gestão estratégica. Para tanto, ele considera quatro perspectivas: financeira, dos processos, dos clientes e da aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente difundida, a implementação do BSC nem sempre se dá como esperado.


Entre as situações que estão na raiz de algumas dificuldades na implementação do BSC em algumas organizações, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Equilíbrio entre as medidas estratégicas internas e externas permitindo o alinhamento da organização à estratégia.


( ) Falta de envolvimento da alta administração na implementação do BSC dificultando a mobilização para as mudanças necessárias.


( ) Concentração da implementação do BSC em poucas pessoas sem torná-lo um processo contínuo e de toda organização.


As afirmativas são, respectivamente,

O processo administrativo é dinâmico e sua complexidade decorre da realidade organizacional e da exigência de inter-relações entre as principais funções administrativas.

Tendo esta perspectiva, relacione as funções administrativas que formam o processo administrativo às atividades descritas.


1. Planejamento

2. Organização

3. Direção

4. Controle


( ) Estabelecer a divisão do trabalho, alocar recursos, definir responsabilidades.

( ) Motivar, liderar, comunicar e coordenar esforços.

( ) Definir padrões, monitorar e avaliar desempenho.

( ) Definir missão, objetivos e programar atividades.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

A teoria das necessidades humanas define cinco categorias organizadas em forma de pirâmide, em uma sequência hierárquica da base ao topo. Assinale a opção que apresenta corretamente essa sequência.
A efetivação de atividades por tempo determinado e para uma finalidade definida é característica da departamentalização
Assinale a opção que apresenta o tipo de estrutura organizacional aguda, centrada em formalização, rígida a mudanças e composta por tarefas rotineiras e estáveis.