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As funções administrativas englobam os elementos da administração. Segundo Fayol, a função responsável por ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos da organização é:
Entre os conceitos básicos da administração, destaca-se o relacionado com a maneira certa de fazer uma tarefa, minimizando a utilização de seus recursos para atingir um ou mais objetivos da organização, sendo também uma medida da relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. Esse conceito refere-se à:
A estrutura de uma organização é representada graficamente por meio do organograma, que tem o objetivo de apresentar a divisão do trabalho, as pessoas envolvidas e os departamentos da organização. Também é por meio do organograma que todos os indivíduos envolvidos reconhecem a sua posição hierárquica e suas responsabilidades. Existem vários tipos de organogramas que se diferenciam de acordo com a estrutura organizacional.
“Esse tipo de organograma é clássico e mais conhecido e, assim como os demais, ele tem por objetivo demonstrar a hierarquia da organização. Que a hierarquia é entendida de cima para baixo, ou seja, o nível mais alto da organização encontra-se no topo até chegar ao nível operacional”.
Esse organograma é denominado de:
Assinale a alternativa CORRETA:

Organização é um conjunto de recursos e de pessoas que realizam diferentes atividades, interagem entre si e com o ambiente de atuação para o alcance de objetivos comuns. A organização pode ser classificada em duas vertentes: organização formal e a organização informal.


Assinale nos parênteses dos itens a seguir:


1.Para organização formal.

2.Para organização informal.


( ) Possui recursos e pessoas formalmente ordenados e dispostos a realizar determinadas atividades, tendo por objetivo o atendimento do interesse público. Exemplo: Uma Prefeitura.

( ) É constituída por meio das relações espontâneas entre os indivíduos que participam da organização.

( ) Não é planejada e nem graficamente representada pelo organograma, pois é formada por meio de afinidades e interesses comuns e não precisa necessariamente existir interdependência entre as atividades.

( ) É usualmente marcada pela existência de hierarquia, de níveis de comando e de atividades interdependentes.

( ) Os objetivos são explícitos, os processos são bem definidos e a estrutura do relacionamento entre as pessoas e as tarefas é graficamente representada por meio do organograma, que é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETAS:

A liderança pode ser definida como uma influência, através do processo de comunicação, que ocorre entre indivíduos em uma determinada situação, em que há a necessidade de se alcançar um objetivo. É importante não confundir o conceito de liderança com gerência ou direção.
Considerando os estilos básicos de liderança, assinale:

1. Para Liderança autocrática. 2. Para Liderança Liberal. 3. Para Liderança Democrática.

( )Aquela em que o líder participa de forma mínima. Há uma total liberdade para que os grupos ou indivíduos tomem suas decisões. O líder não avalia ou controla as atividades.
( )Aquela em que o líder toma as decisões e estabelece as diretrizes sozinho, sem a participação do grupo. Caracteriza-se por seu comportamento dominador na maneira como elogia e/ou critica os membros da equipe.
( )Aquela em que as decisões são tomadas em grupo depois de discutidas e avaliadas pelo mesmo. Essas discussões são estimuladas e dirigidas pelo líder, que costuma ser objetivo em seus elogios e críticas.

A sequência CORRETA é: