Filtrar


Questões por página:

Segundo Kepner e Tregoe (1976, p.122), em seu livro O Administrador Racional, existem cinco tipos de ações ligadas às aplicações e métodos de análise de análise de problemas. São elas: ação provisória, ação adaptativa, ação corretiva, ação preventiva e ação contingente.

De acordo com cada tipo de decisão indicada na coluna da esquerda, faça a devida correspondência com a definição apresentada na coluna da direita.



Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.

De acordo com Huberman (1973, p. 84), o processo de mudança/inovação pode se dar de três formas: pesquisa & desenvolvimento, resolução de problemas e interação social.

Assinale a opção que descreve as fases do modelo de processo de mudança/ inovação por meio da INTERAÇÃO SOCIAL:
A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p.220-223). As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.

Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.

    Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2002, p.114) existem dois instrumentos que possibilitam à empresa que identifique e desenvolva competências essenciais. O primeiro dele é constituído dos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais de seus recursos e capacidades são competências essenciais. O segundo instrumento é a análise da cadeia de valor.
     No que se refere aos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais recursos e capacidades são competências essenciais, citam-se: capacidades valiosas, capacidades raras, capacidades de imitação dispendiosa e capacidades insubstituíveis.

Qual das alternativas abaixo indica a competência definida como CAPACIDADE VALIOSA?

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) apresentaram dez escolas do pensamento estratégico que, segundo os autores, possuem – cada uma a seu modo – uma perspectiva limitada. Abaixo estão descritas as escolas e o que cada uma aborda. Correlacione a coluna da esquerda (escolas) com a coluna da direita (abordagem da escola).



Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.